* Por Isadora Leone
Dos conceitos de comunicação vem uma diferenciação bem importante. A sua imagem é o como as pessoas veem você e identidade é como você é de verdade. Vamos pensar em grandes marcas e nomes – a propósito, estamos em uma boa época política e econômica para fazer isso – e ver como isso funciona?
Existem marcas fortes que estão no mercado há muito tempo e nos acompanham desde a infância. Carregamos conosco as impressões que elas conseguiram emplacar nas nossas mentes, como as campanhas publicitárias, matérias nas mídias, posicionamentos frente a problemas sociais e políticos, entre outras tantas coisas. Chegamos ter até memórias, sensações e sentimentos que são despertados por elas.
Se tivermos alguma experiência com essas grandes marcas, teremos a nossa impressão sobre o que ela é para nós. O que será outra situação. Somaremos as nossas impressões às histórias de sucesso ou não com uma determinada empresa ou marca. Colocaremos tudo na balança. Iremos perdoar ou não, tudo depende do comportamento dela diante da experiência.
Troque de lado do balcão e pense como um empresário diante de uma experiência ruim do cliente, e como tudo tem dois lados, o outro é o que a empresa ou marca é de verdade, todos os dias. Como ela se comporta, quais são os processos, quem está envolvido, quem ajuda, quem estraga, quem melhora e quem piora. Se o cliente pensa algo melhor do que ela realmente é, ótimo. Mas caso contrário, você terá uma imagem para resgatar. E como cada cliente,”prospect e suspect”, tem uma imagem diferente a respeito da sua empresa, imagine a complexidade para tratar de tudo.
Pois é, a sua imagem e a sua identidade devem caminhar juntas o máximo de tempo possível, e para isso é necessário um trabalho de comunicação integrada. Para os grandes isso muitas vezes é obvio, mas para os médios e os pequenos, principalmente o que está começando agora, nem sempre. Posicionar-se de forma estratégica e cuidar de todos as ferramentas de comunicação é essencial para a união dessas duas partes.
Isadora Leone, é empresária e empreendedora, sócia fundadora da PitchCom, agência de comunicação e assessoria de imprensa. Com mais de 15 anos de experiência, teve passagens por grandes empresas como General Motors e Volkswagen. Graduada em Relações Públicas pela FAAP, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Administração de Organizações da Sociedade Civil pela USP é colaboradora da Rede Mulher Empreendedora.