A Stone, fintech de serviços financeiros e de pagamentos, divulgou um balanço dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2020. Em comunicado à imprensa, o CEO da companhia, Thiago Piau, disse que nos meses anteriores à crise, havia começado a investir ainda mais fortemente no crescimento futuro, conforme reportado durante a chamada de ganhos do quarto trimestre.
“Até o final de março, a empresa aumentou seu número de funcionários em mais de 530 pessoas, acrescentando 70% mais pessoas à equipe de tecnologia do que em qualquer outro trimestre da história da empresa. Também alocou capital para apoiar a estratégia de longo prazo de se tornar uma plataforma SMB exclusiva no Brasil, combinando software e produtos financeiros com atendimento superior ao cliente e distribuição física e online direta a comerciantes em todo o mundo”, afirmou.
Entre 1º de janeiro e 15 de março, alcançou um crescimento de 52,2% em TPV ano a ano, em comparação com 51,4% no quarto trimestre de 2019. Além disso, continuou a expandir seus negócios de crédito, bancos e software, atingindo métricas recorde de crescimento. Em meados de março, quando começaram a ocorrer bloqueios parciais no país e a atividade de varejo diminuiu acentuadamente, o crescimento do TPV desacelerou um pouco.
Embora tenha começado a ver uma melhora gradual da atividade econômica em meados de abril, no início de maio, teve de reduzir a força de trabalho em 20%. Também implementou iniciativas de gerenciamento de custos e um redesenho de processos na empresa para aumentar a eficiência operacional. Além disso, fez ajustes táticos em seus negócios, para que pudesse navegar com segurança pela crise, com um forte balanço patrimonial e uma estrutura enxuta.
“Ao longo do ano até o momento, além do crescimento orgânico que alcançamos, dedicamos bastante tempo ao fortalecimento de nossos negócios digitais e à prossecução de nossa estratégia de software. Essa estratégia fornece diversificação, adiciona inteligência à nossa estratégia ABC e nos ajuda a melhorar os negócios de nossos clientes. Nos colocamos no lugar de nossos clientes e estamos sempre pensando em maneiras de ajudá-los a gerenciar e expandir melhor seus negócios. Os investimentos que fizemos no primeiro trimestre fazem exatamente isso: Delivery Much, Mlabs, Vitta e MVarandas são ótimos exemplos de empresas de software que agregam valor imediato aos nossos clientes e ao nosso ecossistema”, destacou Piau.
A empresa também tem diversificado seus canais e aprimorado sua estratégia de hub, focada em pequenas e médias cidades brasileiras. A Stone também se preparou para proteger a empresa e permitir investir em tempos difíceis. O TPV da StoneCo cresceu + 9% em abril e cerca de 23% até 23 de maio em comparação com os mesmos períodos de 2019. A fintech espera um crescimento ainda mais forte na segunda metade do ano.
Sua abordagem de crédito, que inclui um rigoroso sistema de pontuação de crédito, bloqueio de recebíveis e modelo de pagamento, proporcionou um retorno sobre o ativo de 2,7% ao mês mesmo após as disposições relacionadas a covid-19.
“Desde os primeiros dias de nossa empresa, trabalhamos duro para construir uma cultura centrada no cliente que se torna ainda mais forte em tempos difíceis e estamos mais confiantes do que nunca no futuro e na missão de nossa empresa. Continuamos focados em nossas prioridades estratégicas de expandir e consolidar nossa presença no mercado de pequenas e médias empresas, tornando-se a principal plataforma financeira para nossos clientes e investindo em excelentes soluções para ajudar as pequenas e médias empresas a gerenciar seus negócios, crescer e vender online. Ainda estamos nos primeiros dias de nossa jornada e temos um tremendo potencial para crescer”, finalizou o CEO.