Você, em sua startup, ignoraria um público consumidor formado por 32,1 milhões de pessoas? Parece uma decisão estratégica equivocada não dar atenção a um grupo tão representativo. Porém, a grande maioria das empresas está fazendo exatamente isso ao menosprezar o poder de consumo dos seniores.
Os dados do último Censo do IBGE mostram que os 60+ já representam quase 16% da população do país. Todavia, ainda há pouca representatividade desse grupo na publicidade, como mostrou a pesquisa TODXS, feita pela ONU Mulheres e Aliança Sem Estereótipos. De uma amostra composta por 425 anunciantes, apenas 7% traziam representações de indivíduos maduros em suas propagandas.
Por isso, se está buscando alavancar seu negócio e conquistar resultados financeiros melhores, precisa começar a atender os longevos.
O que os 60+ valorizam?
Os consumidores seniores têm características específicas. Uma vez que criaram hábitos de consumo nas lojas de comércio rua, valorizam as vivências proporcionadas pelos sentidos. São visuais e táteis, ou seja, a experiência de compra precisa ser positiva e sensorial. Muitas vezes os canais digitais podem parecer frios e distantes, já que a maioria não consegue reproduzir o “calor humano” das relações presenciais.
E se engana quem pensa que eles estão fora da dinâmica do comércio eletrônico. Na verdade, os 60+ já invadiram até mesmo o TikTok. Segundo um relatório da GWI, desde 2021 a plataforma registrou
aumento de 57% de usuários da geração prateada. Então, é hora de deixar concepções equivocadas de lado e conhecer a fundo o comportamento desse grupo.
Representatividade importa
As marcas parecem ainda não estar enxergando o crescente interesse das pessoas maduras nas novas formas de comunicação. De acordo com o mesmo relatório da GWI, apenas 10% se veem representadas na publicidade. Há uma grande lacuna a ser preenchida e um sinal de alerta às empresas e startups que querem se relacionar com o público sênior.
Importante destacar que uma vez que se conquista o consumidor prateado, a chance de fidelizá-lo é grande. Afinal, é uma população que confia nas marcas e valoriza o atendimento de alta qualidade, voltando a fazer negócio com quem sabe atender a seus desejos e suas demandas. E como manter um cliente custa menos do que conquistar um novo, a fidelização é essencial para o sucesso sustentável de uma empresa.
O esforço vale a pena! O potencial de consumo da geração prateada é trilionário e as startups que souberem surfar neste grande oceano sairão mais fortes!
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