Quase 1.500.000 pessoas impactadas por uma foto. É em métricas como esta que a MegaFoto aposta para fazer o seu negócio crescer. Aproveitar a onda da Copa do Mundo também faz parte da estratégia. A Megafoto irá cobrir 15 jogos da Copa.
A empresa tem sede em Brasília e equipe distribuída pelo Brasil e os EUA. Criada em 2009, pivotou o modelo em 2013, quando deixou de apenas vender serviços para a realização de fotos gigapanorâmicas e recebeu um aporte de R$ 250.000,00.
A tecnologia de fotos gigapanorâmicas foi originalmente desenvolvida pela NASA e deu origem à GigaPan. O pessoal da Megafoto usa a tecnologia da GigaPan, mas agregou duas camadas de desenvolvimento próprio:
- (i) um player com integração direta com o Facebook e ‘funcionalidades sociais’;
- (ii) e uma solução para analytics.
Veja um exemplo: a megafoto do jogo Brasil x Chile, que aconteceu no Mineirão em abril de 2013 (créditos: Cláudio Rodrigues e Márcio Paschoa – MEgafoto).
A Megafoto estabeleceu uma parceria com a Rede Globo para a cobertura do futebol – o site é dentro do Globo.com. Isso certamente gera um tráfego significativo, o qual, combinado ao potencial viral das coisas relacionadas ao futebol no Brasil, pode abrir várias portas.
Conversei antes do Carnaval com um dos sócios, o Gustavo (Guto) Marques. Veja o vídeo da entrevista.
Além da Copa do Mundo, em 2014 o pessoal pretende expandir a cobertura do Campenonato Brasileiro, passando de alguns jogos em 2013 para centenas.
O modelo de receita combina (i) serviços – você pode contratar a realização de uma foto, (ii) venda de dados e analytics e (iii) venda de fotos – a funcionalidade de vendas de fotos no viewer da Megafoto irá para o ar nas próximas semanas.
Pense em duas situações para imaginar o potencial do negócio:
- À medida em que as pessoas forem sendo marcadas em diferentes fotos/jogos, os anunciantes poderão saber para qual time cada uma torce (hoje não existe uma base de dados desse tipo no Brasil), quão assíduas são nos estádios, onde/quando viajam para acompanhar seu time etc.;
- Sabe aquele famoso “eu estava lá…” para grandes jogos? Agora você poderá comprovar, compartilhar e mostrar para os amigos uma foto exclusiva (comprada no site) que mostre a sua localização no estádio.
Quem está montando negócios inovadores para ganhar dinheiro com a Copa? Aqui está um exemplo.