Caminhando lado a lado com as startups, a Ambev mantém seu posto de maior fabricante de bebidas do Brasil. O Startupi visitou a sede da companhia em São Paulo para entender sobres atividades da Ambev e seus processos ligados à inovação.
Como modelo de negócio, a Ambev prioriza a busca de suas soluções não por um processo interno, mas busca no mercado empresas – especialmente startups – que conheçam o problema a fundo e já tenham uma solução pronta para resolvê-lo. Assim, a companhia se tornou um modelo de empresa com um ecossistema com startups parceiras.
Por ser de escala nacional, a Ambev realiza testes com startups em cidades de menor demanda, mas que no final trazem respostas reais para a solução. Tendo seu problema solucionado e as respostas definidas, a Ambev estuda o quão relevante aquela solução é para a empresa e define se tenta a aquisição da startup ou se mantém como parceiras de negócios.
“A gente está cada vez mais descentralizando os processos e recebendo novas empresas. Se você acessar ambev.com.br/startups, vai encontrar um formulário que chega diretamente a mim. Nele, a gente recebe indicações de projetos, parcerias e até novos negócios. Eu me junto com meu time e nós conversamos se vale a pena contatar essa sugestão, e assim vamos crescendo nosso ecossistema de parceiros”, diz Bruno Stefani, Diretor Global de inovação da Ambev.
Transformação durante a pandemia
Formando esse ecossistema, a Ambev buscou expandir seus negócios e criou o Zé Delivery, aplicativo de entregas que começou entregando apenas cervejas da Ambev e que hoje entrega tudo necessário para que o cliente possa dar uma festa. Os bares parceiros da Ambev fazem parte do aplicativo, sendo a fonte dos produtos, com motoboys do Zé Delivery buscando as encomendas e levando até o consumidor final.
Apesar de não ter sido criado com esse intuito, o zé Delivery acabou sendo a principal fonte de renda da Ambev e dos bares durante a pandemia, enquanto os estabelecimentos não podiam funcionar ou, posteriormente, receber clientes nos espaços físicos. Em um tempo de dificuldades, a Ambev manteve a parceria com o seu ecossistema e estudou para mudar sua forma de trabalho: percebeu que o método centralizado de áreas de negócios já não era o mais proveitoso.
A empresa passou a dividir suas áreas de negócios de nichos para cada setor da Ambev, adicionando os mesmos cargos de executivos para diferentes áreas. “Se você entrar no Linkedin da Ambev você vai encontrar um monte de diretor de vendas, um monte de diretor executivo. Aqui preferimos ter cada área com um responsável específico, então se você me perguntar sobre alguma outra área, não vou conseguir te ajudar, mas há um profissional específico para isso”, explica.
Esse modelo de negócio separados por nichos vêm se mostrando um sucesso na Ambev. De cada três cervejas no mundo hoje, pelo menos uma faz parte do Grupo Ambev, que conta com marcas como Budweiser, Brahma, Skol, Spaten, entre outras. A estratégia da Ambev acaba sendo crescer por si só, levando junto seu ecossistema, do que seguir ferramentas para dominar concorrentes do mercado.