A Globalbot, startup que oferece solução de atendimento ao cliente baseada em Inteligência Artificial conhecida como chatbot, captou recentemente, em apenas 6 dias, R$ 2 milhões via a plataforma online de equity crowdfunding da EqSeed.
“O mercado de chatbots já vinha crescendo em ritmo acelerado, mas o isolamento social não deu alternativa ao mercado a não ser se digitalizar e promover atendimento a distância. Quando isso aconteceu, nós estávamos estruturados para atender a demanda”, explica Felipe Volpato, CEO da Globalbot. Diante à tração do mercado, a empresa, atualmente com mais de 200 clientes – entre eles Maple Bear, Kosé Brasil, Saint Gobain, OMS, Gerdau, Vedacit – decidiu que era hora de buscar um aporte para impulsionar ainda mais o negócio.
“Somos uma startup e conhecíamos o potencial da EqSeed. Avaliamos as possibilidades, sabemos que vivemos um momento onde o investidor está mais receoso, mas acreditávamos que os números do negócio estavam a nosso favor. Apesar do nosso otimismo, conquistar o aporte em apenas 6 dias foi uma excelente surpresa”, comemora.
Para o Brian Begnoche, sócio-fundador da EqSeed, a velocidade da rodada é mais uma prova da tendência crescente de captação online. “Captar offline é geralmente um processo muito demorado e repleto de frustrações. A rodada da Globalbot é mais um exemplo de como startups conseguem alavancar tecnologia e captar milhões de reais em apenas dias, totalmente online”.
O economista também atribui a rapidez a outros fatores, entre eles, a necessidade dos investidores em procurar maiores retornos potenciais e o apelo claro do mercado de Inteligência Artificial. “Com a taxa de juros tão baixa, a oportunidade de investir em uma empresa privada que atua com chatbots – mercado com enorme futuro – foi algo bem interessante para investidores,” diz o economista.
Alguns números corroboram a visão de Begnoche. Segundo a consultoria de pesquisas indiana MarketsandMarkets, o mercado global de chatbots deve crescer de US$ 2,6 bilhões, em 2019, para US$ 9,4 bilhões, em 2024, a uma taxa de avanço anual de 29,7%. Entre os principais fatores de tração, vale ressaltar o aperfeiçoamento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA), que criam os assistentes virtuais; a demanda crescente de clientes por autoatendimento 24×7, com custos operacionais mais baixos, além da adesão de mais empresas usuárias, antes resistentes à novidade.
Os números da Globalbot, especificamente, também são promissores. Em 2019, a empresa somou mais de 37 milhões de mensagens enviadas e em 2020 cresceu 70% em faturamento em relação ao ano anterior.
Acerca do futuro, o CEO da Globalbot afirma que o aporte deve viabilizar uma forte expansão durante os próximos 12 meses. “Estamos prevendo a ampliação da máquina de vendas, por meio de investimento nas áreas de Marketing e Comercial. Também vamos investir no desenvolvimento do produto, possibilitando a implementação total do modelo self-service para diversos mercados. Com isso, novos clientes conseguirão implementar a tecnologia de forma independente. Além disso, devemos ampliar a integração da plataforma com outras ferramentas, atuando cada vez mais em toda jornada do cliente, desde a pesquisa pelo produto até o pós-venda. Sem dúvida, 2021 será um ano de muito trabalho”, finaliza.