A Tiba, startup que oferece software de gestão completo para PMEs, com o diferencial de ser prioritariamente mobile, recebeu dois aportes de R$ 11,5 milhões cada, com a Canary e o Global Founders Capital, para fechar uma rodada seed com um investimento total de R$ 23 milhões.
Uma solução completa de software que inclui contabilidade, folha de pagamento, contas a receber e a pagar, conta digital, gestão de estoque, crédito e caixa para o pequeno varejista em um sistema totalmente integrado à experiência mobile. Essas características podem, a princípio, parecer óbvias em um mundo em acelerado processo de digitalização. Não há no Brasil, entretanto, um produto similar em versão robusta para aplicativo de celular.
“Esse pequeno varejista necessita de contabilidade, folha de pagamento, contas a receber, contas a pagar, conta digital e crédito no dia a dia da sua operação, e não têm tudo isso numa solução só. Hoje as soluções de software disponíveis ao varejista são ineficientes: não integradas entre si e com os produtos financeiros, além de um custo elevado. Vamos entregar um produto completo para o pequeno varejista, reduzindo o seu custo operacional, integrando os seus dados com os produtos financeiros, focando em soluções de crédito mais eficientes, com a melhor experiência mobile do mercado”, afirma o sócio fundador e CEO da Tiba, Ramires B Paiva, que está em seu segundo empreendimento após criar a Creditoo, plataforma on-line de empréstimo consignado para colaboradores de empresas privadas, vendida para a Creditas em 2019.
“Estamos muito animados com nosso aporte na Tiba, uma empresa que tem founders experientes e com uma visão muito interessante para o mercado — e é uma honra poder investir pela segunda vez com o Ramires. Além disso, acreditamos que a Tiba tem grande potencial de gerar impacto significativo nas pequenas e médias empresas do país, promovendo mudanças significativas na economia”, diz Marcos Toledo, managing partner do Canary.
Ramires acredita que o produto pode ganhar escala ao reduzir o custo do B2B, para que entre em funcionamento de maneira rápida, e na medida em que for possível incrementar a receita do cliente com soluções de crédito. Segundo ele, estudos mostram que, com um crédito de médio e longo prazo, muitos clientes conseguem ter um aumento de aproximadamente 20% a 30% na receita. “Conseguimos avançar nas duas frentes. Nosso produto, de um lado, será totalmente grátis. Então, a redução de custos é muito clara. Em seguida vamos oferecer crédito, porque avaliamos como a forma mais rápida e fácil de focar no aumento de receita do varejista”, explica.
Os sócios da Tiba apostam ainda na coleta de dados dos clientes para cortar uma cadeia de distribuição e conectar o pequeno varejista, que movimenta a economia no Brasil, com a grande indústria. A perspectiva representaria uma mudança de paradigma, uma vez que poucas indústrias conseguem hoje, no país, chegar no varejista de pequeno porte. “Vamos supor que tenhamos um milhão de empresas utilizando o nosso produto. Com estes dados, conseguimos cortar intermediários na medida em que vamos conhecer toda a estrutura do cliente e como ele movimenta o estoque, quais os produtos ele está comprando, vendendo ou não”, diz Leandro Moura, sócio fundador e COO da Tiba.
Moura, que ajudou Ramires a desenvolver a Creditoo, observa que os principais concorrentes representam, atualmente, menos de 2% do mercado varejista de pequeno porte. “Acreditamos que conseguimos acelerar um pouco mais rápido do que os demais players, dado que o nosso produto é muito mais completo. No fim das contas, queremos ter uma rede de indicações, um produto de qualidade e que tenha uma entrada muito forte no começo para ganharmos tração rápido”, acrescenta.
Os recursos serão investidos em tecnologia e contratações para colocar o produto em operação em março deste ano.
* Foto de destaque: Juliana Simões (CPO), Leandro Moura (COO), Ramires (CEO) e Viviane Ferreira (CHRO) e Diogo Guedes (CTO) da Tiba.
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