Laura Coló trabalhou como CFO de uma das agências de publicidade do Grupo ABC. Por essa experiência, ela percebeu que a empresa não possuía uma boa governança e que os documentos, incluindo de clientes, não eram muito bem organizados. Assim, ela conseguiu entender, claramente, com isso realmente era um problema.
Por outro lado, Adalberto Generoso era sócio de uma agência de publicidade e além de perceber, também recebia muitos pedidos de grandes corporações para fazer a gestão de materiais digitais de suas marcas. Quando os dois se conheceram – por intermédio da agência em que Adalberto era sócio, a magia simplesmente aconteceu: ela tinha uma dor e ele uma solução.
Foi assim, que então em 2018 surgiu a Yapoli. “Conversei com a Laura e disse que poderíamos levar essa ideia para frente, ela tem todo um embasamento e conhecimento sobre o setor financeiro e eu possuo experiência com a parte técnica e também noção de negócio, ela topou seguir com o projeto e logo de cara vimos que estávamos certos em investir nele”, comenta Adalberto Generoso, CEO da Yapoli.
Os softwares desenvolvidos para as organizações são responsáveis por recuperar e distribuir arquivos digitalizados, como documentos, nota fiscal eletrônica, contratos, entre outros. Ou seja, essa tecnologia consegue facilitar e auxiliar a vida dos colaboradores dentro das empresas, fazendo com que o trabalho ocorra de forma fluída e sem estresses adicionais, se tornando um investimento essencial para as corporações, já que as empresas trocaram os processos manuais por sistemas de automação.
A Yapoli funciona como uma plataforma de gestão de todos os ativos digitais de uma empresa, ou seja, ela é responsável por organizar todos os processos que são importantes para uma corporação, para que todas as pessoas que possuem acesso, consigam localizar um determinado documento sem qualquer dificuldade e de maneira segura.
A startup funciona como um hub de conteúdos seguro, no qual por meio de usuários homologados, todos os colaboradores das empresas conseguem encontrar uma nota fiscal eletrônica, um contrato, ou qualquer outra informação relevante que seja necessário que a pessoa tenha em mãos sempre que precisar e de maneira rápida.
Dentro da plataforma, cada colaborador possui um perfil, que aponta qual é o nível de acesso que cada um tem para acessar determinados tipos de conteúdo, porém todos no mesmo lugar e na versão correta, dentro de vigência, catalogado e estruturado.
“Para uma pequena e/ou empresa, esse tipo de dor de um mal gerenciamento dos ativos digitais é pequena, se comparado com empresas globais, como Havaianas e Cristo Redentor, que possuem toda uma história, e que qualquer documento, seja um contrato ou informações sobre a marca, subido de forma errônea no site deles, pode gerar uma grande crise, porque o material compartilhado não é consumido somente dentro das empresas, o público de fora dessas corporações também possuem determinados acessos”, comenta Adalberto.
Cases de sucesso da Yapoli
De fato, a tese que os fundadores tinham no início fez sentido e de forma rápida conseguiram fechar uma parceria com a Corteva, empresa focada em agricultura e, na sequência, fecharam com a Havaianas, e assim foram expandindo os serviços da startup. Além disso, a empresa possui clientes como: C&A, Santuário do Cristo Redentor, Portobello, entre outros.
“O legal da nossa parceria com o Cristo Redentor é a história! Fechamos a área para fazer uma comemoração só com o time da Yapoli, e o padre nos contou que sonhou que uma empresa fazia o gerenciamento dos documentos do Cristo e olha só, nós somos a empresa, e essa parceria surgiu desta forma, não fomos atrás, simplesmente eles pediram a nossa ajuda, e estamos muito felizes”, comenta Laura Coló, CFO da Yapoli
A Yapoli, também participou de dois programas de aceleração até o momento: Darwin Startups e Biodigital Startups, realizado pela Bluefields e Nordisk, onde recebeu mentorias, investimentos e compartilhou experiências com outras empresas, o que ajudou no crescimento da marca.
Novos recursos e investimentos em tecnologia
No final de 2018 a Yapoli recebeu dois investimentos de investidores-anjos, no valor de R$ 100 mil e 350 mil respectivamente. Além disso, a startup recebeu, recentemente, um aporte no valor de R$ 1,3 milhão em rodada pré-seed liderada pela Bossanova Investimento e Darwins Startups, que irá investir na tecnologia da plataforma, incluindo inteligência artificial e computacional, facilitando ainda mais o acesso do usuário. A startup faturou R$ 1 milhão em 2021 e tem como projeção faturar R$ 5 milhões em 1 ou 2 anos.