O Gringo, startup brasileira que tem como principal objetivo se tornar melhor amigo do motorista, recebeu uma rodada de investimento de R$ 50 milhões, liderada pelo fundo de venture capital Kaszek, com participação dos fundos GFC e Onevc. Esta nova rodada restabelece a confiança de Kaszek na empresa, já que também liderou sua rodada de seed em 2020. O valor será utilizado, principalmente, para impulsionar o desenvolvimento de novos serviços para o motorista, reforçar o time e para garantir os planos de expansão da empresa, que começou em São Paulo e pretende expandir para todo Brasil.
O Gringo auxilia o motorista durante toda sua jornada, com suporte no monitoramento do veículo e documentação, além de outros recursos disruptivos. O diferencial da empresa no mercado é o desenvolvimento de um relacionamento próximo e personalizado com os motoristas, com o objetivo de ser um facilitador e gerar boas experiências. Além dos serviços do app, a startup oferece um canal aberto de comunicação por WhatsApp e redes sociais, onde compartilha conteúdos sobre o universo automotivo – dicas, curiosidades, nova legislação e tudo que o motorista precisa saber para ter uma rotina prática no trânsito.
Em um ano, a empresa, recentemente selecionada para o programa de scale-up da Endeavor, conquistou mais de 2,5 milhões de usuários, o que representa mais de 10% do market share do estado de São Paulo. O engajamento com o produto tem sido impressionante, 94% dos motoristas afirmam que serão fiéis à plataforma e deixam elogios em todas as lojas de aplicativos e no site Reclame Aqui. O Gringo conquistou o selo RA1000 no Reclame aqui, com média de 9,8. O aplicativo está no ar em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina, e a startup está em processo de expansão para o restante do Brasil.
“Esse investimento é resultado da confiança de fundos experientes no Gringo, parceiros importantes que validam nossa estratégia de foco na construção de uma relação próxima com os motoristas. Assim, poderemos continuar colocando em prática o que acreditamos: melhorar ainda mais a experiência de milhões de brasileiros com o mercado automotivo e conquistar mais pessoas, reforçando nosso propósito de ser o melhor amigo do motorista. Ao investir em nutrir uma relação de confiança com cada um deles, por meio de funcionalidades inovadoras, já conquistamos dois milhões de melhores amigos em pouco mais de um ano, a meta é multiplicar esse número nos próximos meses.” afirma Rodrigo Colmonero, fundador e CEO do Gringo.
“Estamos extremamente entusiasmados em continuar nossa parceria com a Gringo, eles estão digitalizando um mercado que impacta o dia a dia do brasileiro. A empresa encontrou rapidamente product market fit, está crescendo rapidamente, e já facilitou a vida de milhões de motoristas com uma solução muito direta e fácil de usar. O Gringo está bem posicionado para oferecer produtos e serviços e ajudar milhões de motoristas em toda a sua jornada. ” aponta Santiago Fossatti, Partner na Kaszek.
Foto de destaque: Da esquerda para a direita: Caique Carvalho, cofundador e CPO; Rodrigo Colmonero, cofundador e CEO; e Juliano Dutra, cofundador e CTO. (Gringo/Divulgação).