Apoiada pela Invest Paraná, a startup paranaense AMA, plataforma digital que usa a tecnologia de redes sociais para engajar os cidadãos em ações sustentáveis, através de pequenas mudanças de hábito, é a primeira startup brasileira premiada pelo SXSW Pitch, competição da South by Southwest, maior festival de inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos.
A solução conquistou o prêmio na categoria “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pela SXSW a negócios que ainda não receberam nenhuma rodada de investimento. A SXSW Pitch 2023 teve 42 mil participantes de 110 países que apresentaram 613 iniciativas.
A Smart Citizen, empresa de Curitiba desenvolvedora da AMA, é apoiada desde 2021 pelo programa Inova Invest, da Invest Paraná, agência de captação de investimentos do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC). O programa dá suporte a empresas paranaenses de tecnologia e startups em fase de operação ou incubação que desenvolvem soluções, produtos ou serviços inovadores.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Como a AMA funciona?
A AMA funciona como uma rede social e usa gamificação para ações voltadas ao meio ambiente. A tecnologia funciona com dois aplicativos: um de zeladoria pública e o outro que é uma rede social ambiental. No primeiro, a pessoa se cadastra para se tornar um zelador na região onde mora e é remunerado por isso.
Com o cadastro finalizado e aprovado, o morador recebe acesso à plataforma que organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais. Por meio de GPS, o percurso é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa. As informações são gerenciadas e compartilhadas com a prefeitura, que tem acesso aos dados gerados no portal de gestão do município. Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado pelo zelador é semanalmente avaliado pelos próprios moradores da área onde ocorrem as ações através do aplicativo AMA.
O aplicativo AMA conecta e remunera vizinhos de microrregiões para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais.
Desde abril de 2022, quando a solução foi implementada, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de educação ambiental, com conscientização dos moradores. A solução tecnológica surgiu como projeto-piloto no bairro Tatuquara, em Curitiba, hoje a ferramenta está em Paranaguá, Maringá e Cianorte, além de Florianópolis, em Santa Catarina.
Antes do prêmio da SXSW, o app Agentes do Meio Ambiente já havia conquistado outro reconhecimento internacional, quando venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pelo braço de habitação da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.