Otimizar demandas e recursos podem impactar diretamente o desempenho estratégico e financeiro das corporações. Foi com esse posicionamento que a startup Mob.GO chegou ao mercado, ao trazer um conjunto de soluções aos setores de Gestão de Benefícios, Recrutamento e RH (Recursos Humanos). Com aporte de R$ 2 milhões no negócio, a automatização de rotinas é a principal vantagem oferecida pela plataforma.
A gestão de benefícios relacionados ao vale-transporte e a contratação de pessoas são áreas que mais demandam tempo dentro dos departamentos de RH. “Desenvolvemos um aplicativo que levou em conta algumas dores enfrentadas por essas equipes, que demandam esforços, desperdiçam tempo e dinheiro”, explica Marcio Mazallo, idealizador da startup.
A operação da solução voltada para gestão de vale-transporte é feita de maneira simples. O aplicativo precisa ser baixado em smartphones por parte dos funcionários, após a adesão da empresa. Abaixo, confira detalhadamente como a plataforma funciona:
- A empresa faz adesão do aplicativo e seus funcionários devem baixar o app na Play Store ou Apple Store;
- O colaborador deve preencher o seu cadastro no aplicativo, indicando o vale-transporte necessário para seu deslocamento;
- Deve personalizar o app com sua foto, que é utilizado para solicitações de cartões de VT que exigem personalização;
- Digitaliza documentos que acharem necessários ou solicitados por sua empresa;
- Avalia o resultado de roteirização que foi gerado pelo app, assinando digitalmente o resultado.
A partir desse processo, ele receberá notificações sobre o andamento dos pedidos de VT realizados pelo empregador, convites para caronas ou, ainda, poderá escolher ir de bike para o trabalho. Usando meios alternativos de deslocamento, ele poderá acompanhar a evolução dos seus créditos adquiridos e transferi-los para um cartão de pré-pago, emitido pela Mob.Go, para uso em qualquer tipo de pagamento.
“Um dos objetivos da solução é deixar que os funcionários se encarreguem dessa atividade, o que proporciona agilidade nos processos, diminuição de balcão de atendimento e do tempo de solução de problemas. Além disso, é prevista uma redução de custos com benefícios”, explica Mazallo.
RH e Recrutamento
O uso do papel já tem sido dispensado em inúmeras situações, inclusive para recrutamento e contratação de pessoas. A startup Mob.GO, por meio do aplicativo, oferece funcionalidade que captura informações de candidatos. “A plataforma efetua a digitalização de documentos para admissão, cuja atividade é outro foco de desperdício de tempo e dinheiro”, acrescenta Mazallo.
Entre otimização do vale-transporte e recursos de digitalização, o departamento de RH pode economizar em torno de 30% dos recursos destinados a essas atividades e demandas. Aos colaboradores, a principal vantagem é ter, na palma da mão, o acesso à solução de problemas com benefícios e uma carteira de documento digital.
“Além disso, a utilização de caronas e bicicletas vão gerar créditos. No caso das caronas, tanto os motoristas quanto os caronistas ganham incentivos, além de que toda esta utilização está gameficada para motivar cada vez mais os usuários a buscarem meios alternativos para se deslocarem”, finaliza Mazallo.