Moises, startup de tecnologia musical focada em pesquisar, desenvolver e distribuir tecnologias para a música, contribuindo para o espaço criativo, acaba de receber um aporte de US$ 8,65 milhões (cerca de R$ 44 milhões).
A rodada foi liderada pela monashees, empresa focada na indústria de capital de risco no Brasil e na América Latina, e pelo Kickstart Fund, um dos fundos mais ativo do estado de Utah, nos Estados Unidos, com participação da Norwest, Toba Capital, Alumni Ventures, Goodwater e Valutia.
Por meio de Inteligência Artificial (IA), dentro do aplicativo, os músicos podem isolar ou remover partes de uma música, como vocais e guitarras, reconhecer acordes, transcrever letras e detectar batidas. Uma solução desenvolvida para um problema que o músico brasileiro Geraldo Ramos, cofundador e CEO de Moises, enfrentava como baterista.
Moises e novos recursos
Em 2021 a startup recebeu um aporte no valor de US$ 1,6 milhão. O novo recurso permitirá a expansão da atuação da startup, que pretende criar novos produtos. “Embora Moises seja conhecido principalmente por seu conjunto de ferramentas para músicos, nosso escopo é muito maior. Pretendemos liderar uma nova geração de tecnologias de IA e nos tornarmos um provedor de serviços para o setor”, explica Ramos.
A rodada também possibilitará a pesquisa de novos algoritmos e viabilizará a expansão de parcerias B2B, já que grandes players do setor vêm testando o app. “Pretendemos ajudar a indústria da música a avançar, agregando novo valor para todo o ecossistema, incluindo gravadoras, editoras, distribuidores e, o mais importante, para os músicos”, reforça Ramos.
Recentemente, o app, que está registrado em 33 idiomas, alcançou o primeiro lugar na App Store dos Estados Unidos. A empresa lançou uma nova ferramenta de assistente de composição para ajudar os músicos a criarem músicas com a ajuda de inteligência artificial.
Eric Acher, cofundador e managing partner da monashees, revela que ficou impactado com a motivação para liderar a revolução da música com tecnologia e empoderar milhões de músicos e criadores de conteúdo em todo o mundo. “Acreditamos fortemente que qualquer pessoa apaixonada por música deve ser capaz de criar peças de alta qualidade com as ferramentas certas”, afirma o executivo.