O Melhor Plano anunciou hoje a compra do site Minha Conexão, um dos maiores medidores de velocidade de internet do país e que recebe cerca de 6 milhões de acessos por mês. O site ainda conta com cerca de 3800 provedores de internet cadastrados em sua base.
A aquisição, que não teve valores divulgados, representa um passo importante na expansão da startup. O Melhor Plano é um comparador de preços de planos de celular, internet banda larga, TV a cabo e telefonia fixa e, com a novidade, pretende crescer sua base de provedores de internet no site e se consolidar como maior comparador de planos de telecom do Brasil.
Parceria estratégica que começou há 3 anos
A aquisição do site é resultado de um contato que deu início em 2017, quando Felipe Byrro utilizou o medidor de velocidade na casa dos próprios pais. “Eu fiz o teste e pensei: ‘Que internet ruim, preciso trocar urgente’. Daí veio o insight: a pessoa que está medindo a velocidade de internet, pode estar próximo de contratar um novo plano”, relembra Byrro. Na época, o Minha Conexão recebia cerca de dez vezes mais tráfego que o Melhor Plano e, na visão dos fundadores, combinar o teste de velocidade com a sugestão de um novo plano seria uma excelente oportunidade.
Após um café em São Paulo entre os fundadores de ambos os sites, a conversa rendeu uma parceria que logo trouxe bons resultados, gerando interesse de todos em estreitar ainda mais a relação. “Eu olho para o meu site e vejo várias oportunidades para serem exploradas pelo Melhor Plano. Estou pensando em investir em vocês, o que acham?”, propôs Valdiney Pimenta, fundador original do Minha Conexão, alguns meses depois. Porém, o que Pedro e Byrro queriam era comprar o site desenvolvido por Valdiney.
Como uma empresa menor pode comprar uma empresa maior?
Essa era a pergunta que assombrava os sócios da Melhor Plano. “O valor que o Valdiney queria pelo Minha Conexão era completamente fora da nossa realidade. A gente queria muito comprá-lo, mas não tínhamos o dinheiro. Nem perto”, afirma Pedro Israel, cofundador da startup.
A solução veio depois de muita conversa. Para garantir um acordo benéfico para ambas as empresas foi acordada uma opção de compra futura, com prazo de 3 anos. O valor pedido pelo Minha Conexão seria mantido, e o Melhor Plano teria esse tempo para levantar fundos para executar a compra. Já Valdiney teria um desconto significativo para investir no comparador. Todos saíram ganhando, porém o Melhor Plano tinha um grande desafio pela frente: levantar fundos em 3 anos para executar a compra.
Estratégia de Growth e SEO
“O plano era aumentar o faturamento do Minha Conexão para reduzir seu múltiplo de mercado, relação entre valor e faturamento, e deixar a parceria mais atrativa para investidores. Só assim imaginei poder executar a compra em 3 anos”, relembra Pedro. O desafio, então, estava nas mãos do reduzido time de marketing e conteúdo disponível na época.
Mariah Júlia, coordenadora de Marketing do Melhor Plano, relata que existiam muitas oportunidades na nova parceria. Como o Minha Conexão recebia muito tráfego, foram pensadas estratégias para converter esse tráfego em acessos para a startup. “Já que o objetivo era aumentar a receita, resolvemos adicionar nossos widgets no site e começar a criar conteúdo para aumentar o tráfego”, relembra Mariah. Os widgets do Melhor Plano são pequenas seções que recomendam planos para o usuário, e foram inseridos após o teste de velocidade no corpo dos textos do blog.
A parceria estava caminhando bem, mas na metade de 2018 o site do Melhor Plano começou a enfrentar desafios em seus resultados. Após mudanças nos algoritmos do Google, a empresa viu suas páginas mais estratégicas perderem centenas de acessos por dia. O time de marketing, que na época contava com apenas 3 pessoas, precisou direcionar seus esforços para recuperar sua estratégia. Porém, o time não queria deixar a estratégia no Minha Conexão de lado e precisou improvisar.
Bianca Leonel, Analista de SEO que está na empresa há mais de 3 anos, ficou responsável por criar a estratégia de conteúdo no recém-parceiro. “O objetivo era replicar a experiência do Melhor Plano lá, e subir o SEO do Minha Conexão. E eu só tinha meio período disponível, e duas redatoras freelancers. Foi um desafio enorme”, completa Bianca.
E a estratégia deu certo. O blog do Minha Conexão passou de uma média de 30 mil usuários/mês, em 2018, para 250 mil usuários/mês, apenas um ano depois. Com o aumento significante no tráfego e os widgets ajudando na monetização, o faturamento de ambas as empresas aumentou consideravelmente. À medida que a parceria rendia frutos, o sonho da aquisição estava cada vez mais tangível.
Com o aumento crescente no tráfego e o desenvolvimento de um comparador, o Minha Conexão continuou crescendo e, hoje, já são cerca de 6 milhões de usuários/mês no site. O Melhor Plano passou de 240 mil para mais de 1 milhão de acessos/mês e conseguiu um crescimento que possibilitou a execução da compra sem a ajuda de investidores externos.
“Desde a primeira conversa ficou claro que as duas empresas tinham muita sinergia e que trabalhar juntos iria potencializá-las. Não foi diferente do esperado, logo a parceria começou a dar resultados, gerando novos produtos pros usuários e crescimento nas receitas. Desta forma, a aquisição do Minha Conexão foi um passo natural, consolidando este potencial e abrindo um novo horizonte de possibilidades dentro do crescente mercado em que atuamos”, conclui Valdiney.
Novos desafios e foco na relação com os provedores
Os provedores regionais vêm mostrando cada vez mais qualidade no serviço, e ganhando espaço no mercado. Com o acesso à base de mais de 3800 provedores cadastrados no Minha Conexão, o Melhor Plano pretende estreitar cada vez mais a relação com os parceiros. Serão alocados recursos e equipes exclusivas para executar melhorias no medidor, aumentar a exposição dos provedores no mercado e se firmar cada vez mais como marketplace de serviços de telecom.
Um dos projetos de melhoria é o desenvolvimento de um novo app do teste de velocidade, ainda em 2020. De acordo com dados do próprio site, cerca de 60% dos acessos são feitos via celular, e o aplicativo vai proporcionar uma experiência melhor e mais praticidade aos usuários. “Em testes preliminares, tivemos um bom indicativo que teremos muitos downloads, validando um novo canal de aquisição e retenção. Entrega valor ao usuário, e aumenta a exposição do provedor”, afirma Byrro.