A Muni, empresa de social commerce que usa tecnologia e inovação para democratizar o e-commerce de produtos de supermercado, levantou US$ 20 milhões para acelerar o crescimento na América Latina. A rodada de série A será utilizada para o desenvolvimento de novas linhas de serviços e adicionar novas categorias ao catálogo de produtos, além da ampliação das equipes de operações e tecnologia.
A startup atua por meio de líderes Muni que oferecem produtos de supermercado por meio de um catálogo 100% online para seus vizinhos, amigos e conhecidos, desse modo ele consegue gerar uma renda mensal adicional. O aplicativo permite a ele gerenciar suas vendas, divulgar produtos e controlar suas comissões, oferecendo diversas funcionalidades para que qualquer pessoa inicie um negócio online.
A rodada de investimento é liderada pela Lightspeed Venture Partners, empresa global de capital de risco, e eleva o financiamento total da Muni para quase US$ 27 milhões. Também participam investidores seed como Monashees, Pear VC e outros investidores-anjo, incluindo os cofundadores da Rappi, Simon Borrero e Felipe Villamarin, a COO e fundadora da Affirm, Huey Li, a cofundadora da Habi, Brynne McNulty Rojas, o fundador da Frubana, Fabian Gomez, e o cofundador da Loft, Florian Hagenbuch, assim como o sócio-gerente da GGV, Hans Tung, e o DST. Esse foi o maior investimento recebido por uma mulher latino-americana de fala hispânica nas Séries A.
“Oferecemos o primeiro passo para que milhares de latino-americanos usufruam dos benefícios do e-commerce, tendo acesso a produtos com mais qualidade, melhores preços, economia de tempo e até ganharem uma receita adicional sendo revendedores nos bairros em que moram”, explica Maria Echeverri, fundadora da Muni.
“A América Latina é o mercado de comércio eletrônico que mais cresce no mundo, mas a grande maioria dos consumidores ainda não têm acesso a muitas das conveniências que os norte-americanos, por exemplo, estão acostumados. A equipe da Muni está focada na construção de uma solução de e-commerce escalável que funcione bem dentro das restrições logísticas e de pagamentos na região”, disse Alex Taussig, sócio da Lightspeed Venture Partners.
“O crescimento da Muni é, de certa forma, inevitável. Maria, expert em operações e uma das empreendedoras mais impressionantes que já conheci, lidera uma equipe fantástica que visa uma das maiores oportunidades inexploradas no e-commerce latino-americano. Isso deixa claro que a Muni, sem dúvidas, criará e definirá um modelo de negócio no Brasil”, disse Simon Borrero, cofundador e CEO da Rappi e investidor da Muni.
Desde sua fundação, em julho de 2020, a Muni apoia 15 mil líderes comunitários, vendendo aproximadamente 6 mil itens em mais de 20 categorias de produtos variados, desde hortaliças até eletrônicos. Os mais de 40 mil consumidores da empresa desfrutam de preços até 40% menores do que a concorrência, sem taxas extras de entrega ou serviço. Atualmente, a Muni opera no Brasil, México e Colômbia e aumentou a sua receita a uma taxa de crescimento mensal de mais de 20% nos últimos doze meses.