As legaltechs são startups focadas no setor jurídico e estão cada vez mais presentes no cotidiano de tribunais e escritórios de advocacia. Segundo a AB2L — Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, criada em 2017, em 5 anos o número de associadas à organização já cresceu 3.000%.
Um dos fatores contribuintes para o crescimento das legaltechs foi a pandemia de Covid-19, já que com o isolamento social foi necessária a adoção de tecnologias no mundo jurídico também. Para entender melhor sobre como a gestão e tecnologia continuam facilitando os processos judiciais, mesmo com o término das restrições, o Startupi entrevistou Anna Prost e Matheus Aguirra, CEO e CTO, respectivamente, da Zeno, startup focada em gestão de experiência jurídica digital e eleita pelo Sebrae como uma das 10 startups mais promissoras do Paraná.
Matheus e Anna, que são formados em direito, contam que a ideia de criar a startup surgiu em 2019 e que, na verdade, começou como um escritório de advocacia, com o objetivo de tornar o atendimento ao público mais acessível de forma totalmente digital. Assim que notaram que o projeto estava dando certo, iniciaram algumas parcerias estratégicas com advogados de outras regiões para conseguirem dar conta da demanda de casos que chegavam na plataforma. “A Zeno é uma fonte de conexão entre o procurador e seus advogados”, comenta Matheus.
A startup funciona como um braço direito do advogado: ela é responsável por manter os clientes cientes dos prazos e controladoria financeira. Dentro da plataforma, o jurista anexa o processo em andamento e os envolvidos são atualizados diariamente sobre o caso, com informações como datas e horários de audiências agendadas.
O advogado tem a opção de trazer o cliente para dentro do escritório digital, porém qualquer pessoa que esteja procurando por um representante também consegue acessar o sistema e buscar por atendimento. Além disso, há uma interface disponibilizada para ambas as partes, portanto, caso ocorram dúvidas sobre o andamento do caso, há um intermediador responsável pelo auxílio ao cliente.
“O nosso diferencial é que usamos a comunicação de forma automatizada. Então, se o advogado precisa de uma documentação e/ou confirmação de presença de uma testemunha ou do seu cliente, não é necessário um contato direto, porque já está sendo comunicado na plataforma”, diz o CTO.
A startup fica localizada em Curitiba, região que conquistou o título de cidade mais inteligente da América Latina após inaugurar o Vale do Pinhão — ecossistema focado em empreendedorismo e inovação. Porém, de acordo com Aguirra, não existem muitas legaltechs no estado. “Já recebemos muitos convites para sair daqui, mas é uma questão de estratégia permanecermos na onde estamos, além da qualidade de vida e mão de obra, conseguimos fazer boas conexões”, comentou.
Rocket Again: Zeno é a vencedora do reality show focado em empreendedorismo e inovação
Matheus conta que a cada semana a startup passa por um novo desafio, porque lidar com pessoas não é algo fácil, e o crescimento da empresa não ocorre de forma rápida e sim gradativa, ou seja, lidar com a expectativa e ansiedade também se torna um obstáculo diário. Porém, ele deixa claro que eles comemoram cada conquista, como os mil processos que possuem na plataforma e o prêmio Rocket Again, reality show focado em empreendedorismo e inovação que teve a startup como vencedora.
Sobre essa experiência, a CEO Anna Prost comenta que a participação deste ano foi ainda mais satisfatória porque, ao contrário dos anos anteriores, não passaram pelo processo de inscrição. “Neste ano fomos convidados para participar do programa. Isso mostra que a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, está acompanhando o desenvolvimento e crescimento da Zeno. Foi uma experiência incrível e também uma ótima oportunidade de aprender e, claro, ganhar mais visibilidade”, comemora.
Programas de aceleração e investimentos
Matheus conta que além do Vale do Pinhão, a Zeno já participou de alguns programas de aceleração como o Hotmilk; incubadora da PUC; Inova, realizado pela Bossanova, e o Capital Empreendedor, realizado pelo Sebrae.
Além desses programas, a startup está estreitando relacionamento com o ecossistema da FAE — universidade focada em tecnologia. E iniciaram um ecossistema para gerar uma rede de contatos com outros ecossistemas focados em legaltechs.
Ao todo, desde a sua fundação, a startup já recebeu R$ 1 milhão em aportes de investidores renomados como Bossanova Investimentos, Raja Valley, Hype e Sebrae, além de investidores-anjo.
Faturamento e planos de expansão
A Zeno presta atendimento em todas as regiões do Brasil, sua plataforma possui mais de 200 advogados ativos, especializados em diversas áreas. O número de clientes registrados na plataforma, hoje, somam mais de 1.200. Segundo os representantes da startup, esse número de consumidores se deve ao fato de recomprarem os serviços oferecidos após terem uma boa experiência na primeira compra.
Nos últimos 12 meses a startup faturou R$ 635 mil. Neste ano, até o atual momento, a legaltech já quase igualou esse valor, e a meta da empresa é chegar à marca de R$ 1 milhão em faturamento para ampliar os seus serviços e aumentar o número de advogados na plataforma.