Por volta de 2016, houve uma movimentação no mercado em que grandes empresas se interessaram por inovação aberta e entenderam que fazer negócios com startups era uma ótima solução para fomentar. Agora, a próxima onda é o investimento de grandes corporações em startups em estágio inicial, mas para isso acontecer, é preciso uma reeducação.
Analisando esse próximo passo e a falta de um direcionamento para as empresas tradicionais, a Dealist é lançada no mercado nesta quinta-feira (2). A startup é uma plataforma que ajuda grandes empresas e gestores de Venture Capital a encontrarem oportunidades de investimentos em startups early stage.
A nova solução atua junto às corporates analisando seus objetivos estratégicos, construindo uma tese de investimentos no ecossistema de startups, atuando no marketing e divulgação, e estabelecendo rotinas de apresentação de empresas e empreendedores para possíveis aportes iniciais.
A Dealist garante um fluxo contínuo (dealflow) de apresentação de negócios nascentes para as empresas, reduzindo os riscos para quem investe. Entre os clientes da empresa já estão marcas como nuvini, Sólides, Sebrae, além de grandes empresas do setor financeiro, minério e alimentação, que ainda não podem ser anunciadas.
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Early stage: Dealist na prática
Atualmente, na plataforma da Dealist já existem mais de 1200 startups mapeadas, dentro da tese de diversas grandes empresas, de diferentes verticais e segmentos. “Como a maioria das grandes corporações no Brasil tem optado por estratégias de M&A, mais focadas em aquisições e cheques de maior valor, acreditamos muito em direcionar também esforços para negócios em estágios iniciais, com aportes de R$ 100 mil a R$ 200 mil”, explica Rafael Ribeiro, CEO da Dealist.
Na visão do CEO, o sucesso de um portfólio está na diversificação e uma maior pulverização dos investimentos em cheques menores. “Fazer um ou dois investimentos, mesmo em startups mais avançadas, segundo as estatísticas da Dealist, ampliam o risco de prejuízo em mais de 83%”, destaca.
A Dealist cuida da operação de ponta a ponta, permitindo que os executivos das grandes empresas fiquem focados na estratégia de inovação do negócio, ou em operações de fusões e aquisições em negócios em estágios bem mais maduros. A plataforma oferece também uma extensa redes de parceiros, dando mais robustez a entrega, inclusive em etapas como as diligências de análise dos números das startups (due diligence) e o próprio gerenciamento do portfólio de investidas.
A aposta em apoiar estratégias de Corporate Venture Capital tem como pano de fundo o maior interesse de grandes empresas em gerar novos negócios, agregando operações de startups; reduzir custos adquirindo negócios que já possuem produto, receita e clientes; fortalecimento de marca com posicionamento inovador; e reduzir riscos ao considerar a inovação e as novas tecnologias que startups se propõem a estabelecer em mercados emergentes.
“Estamos muito empolgados e tivemos uma aceitação muito grande pelas grandes corporação. Acreditamos que nesse primeiro ano vamos chegar em um faturamento de R$ 4 milhões, o que sabemos que é muito difícil para uma startup. Nascemos já competitiva e com contrato assinado”, completa Rafael.
Time da Dealist
O time de fundadores e executivos da Dealist possui a experiência na análise de startups e na operação de Venture Capitals da América Latina, com mais de 9 mil startups avaliadas e investimento de mais de R$ 50 milhões em 200 startups.
Rafael Ribeiro foi diretor de Novos Negócios da Bossanova Investimentos, Venture Capital mais ativa do país e foi também Diretor Executivo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Além disso, empreendeu em startups como MonsterJoy e Weblinia, tendo realizado exit das duas companhias.
“Nos últimos dez anos me dediquei ao ecossistema. Tive a honra de participar do movimento que apresentou o que é uma startup para o Brasil todo. Também vi de perto a mudança de mindset das empresas sobre fazerem negócios com startups. Agora, avaliando o próximo passo do mercado, vou em busca de um novo desafio”, compartilha Rafael sobre a escolha de voltar a empreender.
Na Dealist, Ribeiro reuniu um time de cofundadores e executivos: Alessandra Mira, com vasta experiência no mercado de Inovação e Tecnologia, assume a posição de liderar a operação (COO). Emerico Café, que foi líder de projetos do Grupo Unihealth, empreendeu duas startups e tem larga experiência no segmento de tecnologia, assume como CTO; Theo Belgo liderou agências de marketing digital e na Bossanova foi responsável pelo lançamento da Bossa Academy, plataforma de conteúdos da empresa de Venture Capital. Na Dealist, será CMO.
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