“O vinho da casa e de todo dia”. É com esse posicionamento que os empreendedores Adriano Santucci, Arthur Garutti e Thiago Santucci decidiram fundar, em 2017, a Fabenne. A startup é a primeira marca de vinhos a oferecer um portfólio completo de serviços para o food service, abrangendo todas as ocasiões de bares e restaurantes (sala, bar e cozinha).
Em parceria com a cooperativa Vinícola São João, eles desenvolveram uma embalagem no formato bag-in-box, 100% reciclável, que contém três litros e preserva a qualidade do vinho por até um mês depois de aberto. Hoje, a empresa disponibiliza dois varietais: Cabernet Sauvignon (tinto) e Moscato Giallo (branco).
“O consumo de vinho em caixa já é uma realidade em países como EUA, França, Portugal e Austrália, por exemplo. A Fabenne nasceu para trazer vinhos de qualidade e preço justo ao dia a dia do brasileiro e mostrar que não precisamos de regras ou de uma ocasião especial para aproveitar uma taça ou um copo”, comenta Adriano, sócio-fundador e CEO da Fabenne.”
A startup dá a bares e restaurantes a possibilidade de aumentarem a rentabilidade com a bebida e, de quebra, ajuda a “desgourmetizar” o vinho no Brasil. Para isso, trabalha com três alternativas, que podem ser complementares: Vinho da Casa, com o melhor custo benefício do mercado e todo o material necessário (treinamento para a brigada, decanters, taças personalizadas e display de mesa, garantindo um markup de 300% por taça); Vinho do Bar, com oito opções de drinks que foram desenvolvidos exclusivamente para harmonizarem com o Cabernet Sauvignon e com o Moscato Giallo da Fabenne, além de capacitação para os bartenders, ficha técnica e cardápio adaptável, garantindo markup de 400% por drink; e ainda o Vinho do Chef; excelente para as melhores receitas.
“Nossos serviços nasceram para tirar dos restaurantes a complexidade de serviço que hoje os vinhos tradicionais exigem. O formato de embalagem garante a qualidade do vinho e nós garantimos o giro nas lojas com nosso pacote de materiais e treinamentos”, garante Santucci.
O formato bag-in-box feito pela startup armazena o vinho a vácuo, o que garante a qualidade por até 30 dias aberto. Além disso, a “caixinha” facilita todo o processo de manuseio e armazenagem, já que não envolve vidro, é 100% reciclável e economiza 50% do espaço se comparado com uma garrafa tradicional.
Portfólio atualizado
Para este ano, a Fabenne anuncia mais uma novidade em seu portfólio de produtos: o vinho rosé, um blend das uvas Malvasia e Cabernet Sauvignon.
“O vinho rosé vem cada vez mais ganhando espaço no mercado brasileiro e também cada vez mais rápido. Ao longo do último ano testamos diversas criações para enfim chegar no nosso primeiro varietal rosé. Ele é resultado de um blend da uvas Malvasia com o tradicional Cabernet Sauvignon e traz o objetivo de explorar outras ocasiões de consumo e momentos na jornada do consumidor. A sugestão é que seja servido bem geladinho e em qualquer sinal de calor chegando”, afirma Adriano Santucci, CEO e cofundador da Fabenne.