A Canoo Holdings, startup de veículos elétricos dos Estados Unidos que trabalha com a Hyundai, vai abrir capital ainda este ano com avaliação estimada em US$ 2,4 bilhões e pretende começar a entregar veículos no segundo trimestre de 2022.
A startup uniu forças com uma empresa de propósito específico e a parceria será chamada de Canoo, após a conclusão do acordo com a Hennessy Capital no quarto trimestre.
A oferta, incluindo capital adicional da BlackRock e de outros investidores institucionais, levantará US$ 607 milhões. A Hennessy captou US$ 300 milhões em sua oferta pública inicial em março de 2019.
A Canoo desenvolveu uma plataforma que agrupa baterias e motores elétricos com componentes do chassi dos veículos, na qual diferentes modelos de carrocerias podem ser construídos. A startup projeta para 2024 uma receita de US$ 1,43 bilhão e seu primeiro lucro, de US$ 188 milhões, disseram executivos em teleconferência.
O primeiro veículo da empresa – de sete lugares – estará disponível através de assinatura para consumidores dos EUA no segundo trimestre de 2022, seguido por um pequeno veículo comercial de entregas em 2023 e um sedã esportivo em 2025, disse o presidente-executivo Ulrich Kranz. O veículo terá uma autonomia elétrica de cerca de 400 quilômetros.
A Canoo pode depois se expandir para a China, disse Kranz. Ele acrescentou ainda que a empresa não terá uma rede de concessionárias e oferecerá assinaturas mensais de veículos que incluem manutenção, recarga e baterias e acesso a seguros.