Em menos de um ano de atividade, a MeetHub, primeira plataforma de mentoria digital do Brasil, já recebeu R$ 500 mil em aportes no negócio. Os nomes foram escolhidos pelos próprios fundadores da plataforma. O investimento-anjo vem de ícones do mercado como: Gustavo Caetano, fundador da Sambatech; Marcela Rezende, vice-presidente de Comunicação e Marketing na MadeiraMadeira; Michel Ank, CEO da Lastlink; e Rafael Lacerda, fundador do escritório de advocacia Lacerda Diniz e Sena. Todos eles, além de investidores, têm em comum a convicção da ideia e da proposta de negócio da plataforma.
A ideia nasceu em março do ano passado, junto com a explosão de lives, palestras online, webinários, e um boom de produção de conteúdo on-line voltado para carreira, negócios, marketing, e muitos outros assuntos. Com isso, Henrique Tarciano e Hermano Rodrigues, fundadores, COO e CEO respectivamente, decidiram lançar a MeetHub, uma plataforma de mentoria digital que conecta e facilita o relacionamento entre diversos especialistas a pessoas com interesses em mais de 100 categorias, como marketing, carreira, gestão, empreendedorismo, vendas, tecnologia, entre diversas outras possibilidades.
Gustavo Caetano, considerado um dos empreendedores mais influentes da atualidade, aceitou a proposta e acredita na ideia. “Fui convidado logo no começo, quando ainda estava na fase de ideias, quando Hermano e Henrique me disseram que a grande proposta era conectar pessoas que tinham conhecimento de alguma área a pessoas que querem aprender. Fiquei muito feliz, porque sou muito procurado, como empreendedor, por pessoas que buscam dicas e ajuda para empreender também. E eu não tinha um lugar para coordenar agenda e senti na pele a dor que eles apresentaram. Eu achei brilhante e naquele momento decidi entrar no projeto”, afirma Gustavo.
A MeetHub, por meio de tecnologia, funciona como uma espécie de organizador de agenda dos especialistas para que eles possam se conectar com o mentorando. Proporciona uma conversa única e exclusiva para cada necessidade. “Eu mesmo já utilizei a ferramenta várias vezes e nossa empresa, a SambaTech, também está sempre contratando meets”, reforça Gustavo.
A plataforma é a primeira do segmento no país. “Não existia um modelo de negócio parecido no Brasil. Durante toda minha carreira, tive a sorte de ter mentores que me ajudaram e ensinaram muito ao longo do caminho, eles foram fundamentais na minha trajetória”, diz Marcela, que, além de conselheira da MeetHub, também faz parte do time de mentores da plataforma.
Hermano destaca que os nomes escolhidos são mais que investidores. “Os nomes que escolhemos vão além de investidores, são nossos conselheiros e pessoas que têm o mesmo propósito que o nosso: ajudar e conectar pessoas”, afirma o CEO.
Crescimento
Em menos de um ano a plataforma vive um crescimento de 25% ao mês, já são mais de 5 mil usuários. Rafael Lacerda, um dos investidores da plataforma, atribui o avanço à ideia do negócio e ao time de especialistas. “Nós vivemos num mundo em que a conexão e o networking têm uma relevância muito grande. Acho que a troca com pessoas, ajudar, atalhar o caminho do outro, isso tem uma grande força. Dividir e passar essas experiências, cada um na sua área de atuação, é contribuir para que o outro também se desenvolva e gere crescimento para o negócio, para o país e para si mesmo”, destaca Rafael.
Todos os investidores também fazem parte do time de especialistas. Todos eles relatam que a experiência e a troca de informações são muito grandes. “É gratificante conseguir, em uma hora de conversa, impactar a vida das pessoas que nos procuram”, destaca Michel.
Como contratar
A plataforma é pioneira no Brasil e traz uma solução inovadora que auxilia a solucionar um problema comum: a falta de acesso aos grandes empreendedores, que são referência em suas áreas de atuação. E seu crescimento tem sido de forma orgânica, ou seja, os usuários chegam na plataforma por meio das redes sociais da plataforma e dos especialistas.
“A MeetHub veio para encurtar o caminho da conexão entre as pessoas. Permitindo que os usuários possam aprender com a expertise de quem já avançou na carreira e tem muito a compartilhar – algo impensado antes da pandemia e da criação da plataforma”, reforça Henrique Tarciano.
Para agendar uma conversa é bem simples, basta acessar o site, navegar entre as categorias e selecionar o perfil do mentor para conversar. Após checar a agenda com os horários e datas disponíveis, o próximo passo é responder um briefing do tema da mentoria e proceder para o pagamento que confirma o agendamento. O especialista escolhido já chega ciente de cada necessidade apresentada, otimizando o tempo e aprofundando a conversa no que realmente interessa para cada usuário. Tudo bem fácil, rápido e intuitivo.
Foto de destaque: Hermano Rodrigues, CEO da cofundador da MeetHub e Henrique Tarciano, COO e cofundador da MeetHub. (Crédito: Ton Nettos).