A Genius Returns, plataforma de gestão e automação de logística reversa, acaba de receber investimento de três fundos: Bossanova Investimentos, GV Angels e K&K Partners. Com isso, a startup teve um valuation de R$ 6 milhões.
A empresa, criada há menos de um ano, atua para desburocratizar e otimizar a experiência de trocas e devoluções no e-commerce, reduzindo prazos e aumentando em até 20% o lucro de lojas virtuais. A plataforma conta ainda com sistema de mensageria para acompanhamento de solicitações e tráfego de entrega, troca expressa em 24h e devoluções omnichannel. Além disso, tem o diferencial da certificação de carbono neutro para as operações de logística reversa.
“Estamos muito felizes com o aporte recebido e com a expansão da Genius Returns no Brasil. O setor de logística reversa é um dos que mais cresce, ainda mais com o constante aumento do volume de compras online no país. Nascemos para descomplicar trocas e devoluções, tornando essa experiência mais satisfatória para consumidores e menos custosa e sensível para as empresas, e, com esses recursos, buscaremos elevar ainda mais a qualidade das nossas soluções”, afirma Mauricio Cwajgenbaum, CEO e cofundador da Genius Returns.
As soluções da startup são importantes para o mercado, uma vez que 75% dos PMEs no Brasil tem como principal estratégia de crescimento a expansão das vendas online, segundo um levantamento da Nathan Associates. De acordo com dados da Ebit/Nielsen, 30% das compras realizadas online são devolvidas ou trocadas. No ano passado, esse volume representou mais de 40 milhões de pedidos e a eficiência da logística é determinante para a fidelização do cliente.
Para Tiago Nakasato, sócio da K&K Partners, a dificuldade nas trocas e devoluções é uma das principais dores do e-commerce brasileiro e uma alta barreira na fidelização dos clientes. “Isso cria uma grande diferença entre as experiências da compra presencial e digital. E para romper esse gap, acreditamos na tecnologia que vem sendo construída pelo time da Genius Returns para melhorar a experiência do usuário, com retornos naturais para as marcas.”