A edtech Mentorama, escola on-line na área de profissões digitais do Brasil, em formato não sincronizado de ensino (cursos pré-gravados), anunciou a fusão com a holding de educação Skillbox Holding Limited, cujo maior acionista é a empresa VK (conhecida como Mail.ru Group, maior gigante de TI da Rússia).
Após a fusão, a Mentorama se torna a primeira startup brasileira a integrar a holding Skillbox Holding Limited, que já inclui as empresas russas Skillbox, GeekBrains e SkillFactory. A negociação visa intensificar a estratégia de crescimento da Mentorama no país, além da expansão da oferta de cursos para alunos de outros países latino-americanos. Os valores da aquisição não foram revelados.
“Estamos muito satisfeitos por nos unir ao maior e mais forte player do mercado de educação on-line da Rússia. Acreditamos que juntos seremos capazes de crescer mais rápido e nos tornarmos ainda mais eficientes. A Mentorama oferta um formato não sincronizado de ensino, com cursos pré-gravados, o que permite não apenas aos moradores das grandes cidades, mas também de cada região, receber uma educação de qualidade no horário mais adequado, com acesso aos mesmos professores e conteúdos. Os conhecimentos práticos, adquiridos no processo de aprendizado, podem ajudar os alunos a melhorar sua posição no mercado de trabalho ou alterar o rumo de suas carreiras”, pontua Anton Vinogradov, fundador da Mentorama.
De acordo com Dmitry Krutov, fundador e CEO da Skillbox, avançar além do mercado russo é uma etapa lógica no desenvolvimento da holding. A aquisição da brasileira Mentorama dá sequência à estratégia de expansão de produtos da Skillbox Holding Limited e expande sua presença geográfica, em busca do desenvolvimento de projetos globais. “A experiência e a infraestrutura da Skillbox alcançaram um nível suficientemente alto para que possamos com confiança ingressar em mercados extremamente promissores, como a América Latina, iniciando pelo Brasil. Com uma forte equipe de operações, um poderoso Sistema de Gestão da Aprendizagem e uma série de produtos de sucesso, temos todas as possibilidades de expansão nos resultados”.
Alta Demanda
Desde o início da pandemia, alunos e professores tiveram que se adaptar abruptamente ao ensino à distância para manter o cronograma das atividades educacionais. Pegando carona nesse movimento e alimentando essa tendência voraz por educação online, há mais de um ano e meio a Mentorama deu início às suas operações no Brasil.
Em pouco tempo de existência, a escola profissionalizante apresenta números promissores. Com milhares de alunos matriculados, a empresa oferece quase 50 cursos para profissões do futuro, nas áreas de design, marketing, programação e criação de jogos. Ao todo, a plataforma disponibiliza mais de 700 horas de conteúdo educacional em português.
A visão de longo prazo da Mentorama é contribuir com a retomada econômica do país, além de viabilizar o crescimento nacional. “Nossos serviços são online, mas realizados por pessoas, por isso nosso foco está no desenvolvimento dos nossos alunos enquanto seres humanos. Queremos contribuir com o acesso à educação profissionalizante e dar oportunidades para aqueles que não teriam”, revela Oleg Fomin, country manager da edtech.
Essa humanização está presente na metodologia de ensino exclusiva da Mentorama, que engloba a prática de mentoria com os alunos. Gilliard Lopes, designer de games da Electronic Arts (EA), que integra o time responsável pela criação do FIFA, é um dos mentores da edtech, ajudando a formar especialistas nas áreas de Webdesign, UX Design, Ciência de Dados, Programação e Desenvolvimento de Jogos, profissões com escassez de profissionais no país.
Foto destaque: Anton Vinogradov, fundador da Mentorama