A Dryve, startup que tem como objetivo transformar a experiência de compra e venda de veículos usados no Brasil, acaba de estruturar um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) no valor de R$100 milhões, que será destinado à formação de estoque de carros próprios. É a primeira vez que esse modelo de captação de recursos, já utilizado no País por outros mercados, como o imobiliário, é aplicado para a comercialização de automóveis.
Com a iniciativa, a startup passa a operar também no modelo de iBuyer (instant buyer). Dessa forma, consegue oferecer liquidez imediata aos vendedores de veículos, garantia de qualidade aos compradores, além de assegurar rentabilidade e maior competitividade dentro do próprio negócio.
“Esse é um passo importante não só para nós, mas para o ecossistema das startups no Brasil, aproximando a economia real do mercado de capitais e impulsionando negócios inovadores, como a Dryve. Esse movimento posiciona a companhia como o principal player de compra de carros usados no país, mesmo tendo pouco mais de um ano de vida”, destaca o sócio da Dryve, Eduardo Donadi.
Evolução dos mercados de capitais e de crédito no País
A administração Fiduciária do FIDC fica a cargo da Limine DTVM, empresa que atua há mais de 15 anos no mercado financeiro e de capitais. Na visão de Elton César Porpino, CEO da Limine DTVM, a necessidade de novos produtos agregados à tecnologia contribuiu para que a Dryve constituísse com sucesso esse fundo inédito.
“Uma das razões se deve ao momento atual, no qual novas tecnologias têm simplificado e desmistificado muitas realidades. Outro motivo são as novas modalidades de investimento que rentabilizam os recursos dos investidores, visto que as aplicações de renda fixa pagam até 2% ao ano”, revela Porpino.
De acordo com Rafael Barbieri, Sócio Diretor da Run Investimentos: “Aquelas empresas que, como a Dryve, combinam tecnologia, simplificando a experiência do usuário sem abrir mão da segurança e usam o mercado de capitais para propulsão do crescimento são as que, geralmente, assumem a liderança em seus setores”, afirma.
Segurança, transparência e preço justo
Presente em todo território nacional, a Dryve foi fundada em 2019 com o objetivo de criar o maior ecossistema tecnológico para autos do país, integrando todos os agentes dessa indústria para consolidar a informação de oferta e demanda do mercado. Entre algumas das principais evoluções de produtos da Dryve está o app que publica e consolida os anúncios em todos os principais portais de vendas automotivas, o marketplace de financiamento de autos, o algoritmo de inteligência para cruzamento de interesse entre compradores e vendedores, entre outros.