Uma máquina simples para higienizar pessoas e desinfetar roupas e equipamentos de uso individual. Assim é a Asepsis Machine, uma cabine que necessita apenas estar ligada em uma tomada de energia elétrica para que 60 micropontos lancem jatos com uma mistura de hipoclorito de sódio e água, fórmula indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e com isso, promover a desinfecção de quem nela entrar.
O indivíduo deve permanecer de óculos e máscara por 15 segundos dentro da máquina para sair devidamente descontaminado e pronto para entrar em qualquer ambiente. Com baixo consumo de energia, a máquina é de inox e vidro temperado, pesa 120 kg e não requer instalação.
Desde a ideia até a máquina pronta foram 20 dias. A cabine permaneceu para testes no Hospital Santa Casa de Misericórdia em Goiânia (GO) para desinfecção das equipes de médicos e enfermeiros e no CREA-GO. Para Alaor Junior, engenheiro civil responsável pela criação da Asepis Machine e diretor da startup Via Parthenon “a máquina surgiu da intenção de unir a engenharia à medicina no combate ao coronavírus”.
Além de ser um aliado para hospitais, é uma ferramenta que pode ajudar na reabertura de empresas, comércio, shoppings, casas de espetáculos, estádios, e não só no combate ao coronavírus como também para outros vírus, já que após a pandemia, o comportamento das pessoas poderá mudar, tanto nos cuidados com a higiene em casa, como também fora dela.