Que planejamento financeiro e orçamento empresarial são essenciais para saúde de qualquer empresa, ninguém discute. Mas o que acabamos vendo são grandes organizações com processos maduros e robustos em sua gestão, enquanto nas pequenas e médias empresas essa realidade costuma ser um pesadelo, pois a única ferramenta acessível é a planilha e nem sempre os gestores têm o conhecimento de planejamento financeiro necessário.
Para mudar essa realidade, a Treasy, uma startup catarinense desenvolveu uma solução online para Planejamento e Controladoria, focada nas necessidades das pequenas e médias empresas.
Para a companhia, cuja solução inclui funções que auxiliam todo o processo de gestão orçamentária, como projeções, simulações de cenários, análises gerenciais, indicadores de desempenho, entre outros recursos, o plano é que as empresas abandonem de vez as planilhas, que costumam causar erros como informações duplicadas.
E os planos parecem estar dando certo! Hoje a taxa de crescimento de clientes está em média 65% ao mês. Algumas das empresas atendidas são Britania, Agemed Brasil e Grupo Casa China.
Para 2016, a estratégia é triplicar o número de clientes, chegando a 500 empresas assinantes do sistema. A meta da startup até 2020 é ainda mais ambiciosa: alcançar 20 mil clientes.
De acordo com Gilles B. de Paula, CEO da startup, o mercado possui soluções dessa área para as grandes empresas, fornecidas por players como Oracle, IBM e SAP, assim como microempresas, atendidas por soluções como Conta Azul e Zero Paper.
“É para cobrir essa lacuna de mercado que o Treasy foca em PMEs”, conta o CEO da companhia.
Para assinar o sistema, há planos mensais que vão de R$ 399 (básico) à R$ 872 (avançado). E com a escolha da assinatura anual, o cliente ainda recebe um desconto de 15% ao mês para todos os planos. Este modelo de precificação, que chega a ser centenas de vezes inferior aos concorrentes, ajuda a entender o crescimento exponencial da Treasy desde seu lançamento.
“Hoje 40% dos assinantes estão cadastrados no plano anual. Além disso, a cada mês cresce a proporção de clientes nos planos intermediário e avançado”, relata Gilles.
Startup SC
Em 2014, a startup participou do Programa de Capacitação Startup SC, desenvolvido pelo Sebrae em Santa Catarina, e em 2015 integrou a missão empresarial ao Vale do Silício, também organizada pelo Sebrae, onde participou dos 3 dias de Techcrunch Disrupt, expondo a solução em um dos maiores e mais importantes eventos de tecnologia do mundo.
“Temos somente elogios ao programa criado pelo Sebrae. O Startup SC reúne workshops e instrutores de altíssima qualidade, e entrega um conteúdo importantíssimo para as startups catarinenses. É um programa que contribui muito para o cenário empreendedor do Estado, porque a capacitação dos fundadores é um dos principais fatores para o sucesso de uma startup.”, explica Gilles.
As inscrições para a nova turma do Programa de Capacitação Startup SC iniciam no dia 10 de fevereiro, e para participar do processo basta acessar o site e preencher o formulário online. Ao todo, 20 empreendedores serão selecionados. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 20 de março, já o programa de capacitação começa em abril e segue até agosto.