Muitas pessoas já conhecem ou ouviram falar dos óculos de realidade virtual, porém uma das questões do mercado é como será feita a distribuição do conteúdo em realidade virtual (VR). Uma plataforma de conteúdo que reúna Entretenimento, Games, Educação e ecommerce em um só ambiente virtual, essa é a proposta da startup brasileira Youfacer.
O projeto em desenvolvimento pretende revolucionar a forma que homem e computador interagem. Navegar no Facebook, assistir um vídeo em 360° do Youtube, estudar ou fazer compras em um shopping virtual são algumas das opções disponíveis na Youfacer. A plataforma será disponibilizada para PC, Web, Android, iOS e será compatível com os principais dispositivos do mercado como Oculus Rift, HTC Vive, Samsung Gear VR, Google Cardboard, entre outros. A plataforma prevista para ser lançada em 2017, traz experiências que tornem o uso dos dispositivos de realidade virtual, algo comum em nosso dia-a-dia, assim como já utilizamos smartphones, por exemplo.
Felipe Coimbra, diretor da empresa justifica o investimento em um dispositivo de realidade virtual. ‘’Iremos resolver o problema do acesso a conteúdo “VR”, o maior desafio é tornar a experiência de realidade virtual algo comum em nosso cotidiano e isso temos conseguido após muitos testes de usabilidade da interface Youfacer’’. Utilizando a plataforma também será possível ter experiências como participar de eventos; shows, esportes em 360°, jogar games em realidade virtual, fazer compras em supermercados ou reservas de hotéis como se estivessem no local, tudo através de VR.
A plataforma também oferecerá aos seus usuários um assistente virtual, o “Steve”, que acompanhará o cliente em toda a experiência na plataforma, conversando com o usuário e realizando tarefas através de comandos de voz. Até o ano de 2025, mais de 327 milhões de pessoas utilizarão ferramentas e dispositivos de realidade virtual em seu cotidiano. Esse mercado estima faturar mais de US$ 17 bilhões em todo o mundo, segundo levantamento da Goldman Sachs Global Investment Research.