A Raízs, startup que oferece alimentos totalmente livres de agrotóxicos, frescos e com a qualidade comprovada a partir de certificações, desenvolveu uma plataforma online que conecta o consumidor interessado em alimentos orgânicos à pequenos produtores de todo o Brasil.
“A plataforma nasceu do propósito de conectar campo e cidade, fortalecendo o laço entre o agricultor familiar de alimentos orgânicos e o consumidor consciente. Além disso, há algo mais profundo que é o lado social e humano que está envolvido no negócio e reflete em produtos de qualidade, preço acessível, comércio justo e a valorização das pessoas que estão por trás do alimento. Acreditamos que se as pessoas se identificam com isso, elas vão se enraizar e é isso que a gente quer”, explica Tomás Abrahão, fundador da startup.
Para minimizar o desperdício e garantir o frescor do item, a startup opera em modelo on-demand, em que só são retirados da terra as folhas e legumes que serão consumidos pelos bebês, por exemplo.
Já para pais e mães, a plataforma ajuda a economizar tempo ao evitar o deslocamento aos supermercados, de dinheiro ao oferecer economia de até 25% do que os tradicionais varejistas e também conveniência com os serviços – seja de assinaturas das cestas (semanais, quinzenais ou mensais) ou com pedidos avulsos no site, em ambos os casos o cliente recebe os itens na porta de casa. Neste último, os produtos são entregues todos os dias da semana, exceto aos domingos.
Para a consumidora Tess Abreu, chef de cozinha e mãe da Ella, de 7 meses e em introdução alimentar há 1 mês, a Raízs oferece a certeza do que a filha está comendo e de onde vem o alimento. O cuidado da chef não se restringe somente à bebê, mas também a toda a família, que consome em sua dieta somente produtos orgânicos, principalmente as frutas e folhas.
“Entre os alimentos que mais consumimos estão frutas como banana, maçã e abacate para Ella e folhas, como alface e agrião, para os demais membros da família. Para nós, saber de onde vem o que comemos e receber, quinzenalmente, o que há de mais fresco, em uma cesta montada com todo o carinho, faz toda a diferença”, destaca Tess.
Atualmente, a startup conta, em sua rede, com mais de 800 agricultores certificados e auditados pelos maiores selos da área, além de parcerias com cooperativas desde o Sul do país até a Amazônia, e cerca de 2 mil itens disponíveis à venda no site, incluindo verduras, ovos, frutas, produtos veganos, sem açúcar e sem lactose.
Entre os serviços oferecidos pela empresa estão as cestas por assinatura e os pedidos avulsos na mercearia disponível no site, tanto para os consumidores quanto para restaurantes. A área de atuação da empresa vai desde a capital paulista, passando por Alphaville, região do ABC e Guarulhos.