O Spotify já viu um grande sucesso com o recurso de DJ com IA e agora lançou uma IA para criar listas de músicas. A ferramenta está na versão beta e permite que os usuários criem lista de reprodução através de prompts. O recurso inicialmente está disponível para usuários em dispositivos Android e iOS no Reino Unido e na Austrália e será liberado para todos nos próximos meses.
A ideia de incluir a IA na criação de listas é para que os usuários saiam do básico, como gênero ou período de tempo e passem a criar listas como “canções para serenata do meu gato” ou “batidas para lutar contra um apocalipse zumbi”, sugeriu o streaming de música. Os prompts podem fazer referência a todos os tipos de coisas, como lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores ou emojis.
Depois que a lista de reprodução é gerada, os usuários podem usar a IA para revisar e refinar o resultado final, emitindo comandos como “menos otimista” ou “mais pop”, por exemplo. Os usuários também podem deslizar para a esquerda em qualquer música para removê-las da lista de reprodução.
Em termos de tecnologia, o Spotify diz que está usando modelos de linguagem grande (LLMs) para entender a intenção do usuário. Em seguida, o Spotify usa sua tecnologia de personalização — as informações que tem sobre o histórico e as preferências do ouvinte — para atender ao prompt e criar uma lista de reprodução personalizada gerada por IA para o usuário. A empresa usa uma variedade de ferramentas de terceiros para suas experiências de IA e aprendizado de máquina.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação