A SPOT Metrics, startup de Inteligência de Dados e CRM com atuação voltada para o varejo, fez a aquisição das empresas Action e Guru CRM. O investimento será de cerca de R$ 48 milhões entre as aquisições e produtos.
Segundo porta-vozes da startup, a compra das empresas, escolhidas após um período de pesquisa minuciosa de mercado, permite que a SPOT Metrics tenha uma plataforma de gestão de relacionamento com clientes para varejo maior. Com mais de 60 mil lojas no Brasil e quase 20 mil no exterior, mais de 150 marcas e 55 milhões de consumidores identificados, a startup pretende atingir uma meta de receita de R$ 80 milhões até 2024.
A aquisição das duas empresas reforça a estratégia da SPOT Metrics de expandir sua atuação dentro do mercado. A startup, que até então cobria 16% dos dados do varejo nacional, passa a contar com as ferramentas do Guru CRM, conhecido por suas soluções de gestão de equipes, Integração com bases de dados e o foco em vendas omnichannel, com mais de 6 milhões de clientes impactados por mês e mais de 3,5 milhões de transações processadas por dia.
Já a Action, empresa que atende mais de 40 marcas líderes do varejo nacional e internacional, principalmente no setor de vestuário e beleza, agrega valor com sua plataforma de automatização de relacionamento com consumidores, destacando-se pelo serviço de pós-venda mais humanizado e inteligente na seleção dos clientes. A empresa registra mais de 75 milhões de contatos realizados e mais de R$1,6 bilhão em vendas influenciadas pelo Action CRM por ano.
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SPOT Metrics: Objetivo da aquisição
De acordo com Luiz Friedheim, COO da SPOT Metrics, a aquisição leva em consideração as percepções e desempenho de alguns dos maiores varejistas do Brasil e consultores que treinam as equipes dos mesmos. “A Guru e o Action sempre são citados como os melhores CRM de Loja. Tanto que, em uma loja bem operada, mais de 70% das vendas são influenciadas por uma das duas. Ficamos imensamente felizes por essa conquista.”
Os valores e cultura da SPOT Metrics também foram importantes para que a compra das empresas ocorresse. Segundo o CEO da startup, Raphael Carvalho, os fundadores e sócios da Action e Guru CRM demonstraram ter dedicado suas vidas ao crescimento dessas empresas. “Eles escolheram empreender por um propósito, de maneira que nenhum deles desejava se juntar a um projeto ou passar o bastão para alguém em que eles não acreditavam poder assumir os próximos passos . Felizmente, a SPOT Metrics conquistou tal confiança”, conta o CEO.
Carvalho também diz que a startup planeja continuar expandindo para a América Latina, mantendo-se alerta para possíveis novas aquisições. Em 2022, a SPOT Metrics estabeleceu uma parceria com a Parque Arauco, administradora de mais de 50 shoppings espalhados por toda a América Latina. A meta da empresa é se tornar um vetor de mudança para o varejo, gerando valor e crescimento por meio do poder dos dados.
O diferencial da SPOT Metrics é poder oferecer o CRM para shopping centers como um canal de conversão para o varejo, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com as aquisições, o CRM da SPOT para shopping centers pode impactar sua base de acordo com as campanhas do lojista, gerando vendas e aumentando a base dos comerciantes.
Essa característica é um diferencial significativo que permite à SPOT Metrics continuar atuando como o principal vetor de crescimento entre o ecossistema de lojas e shopping centers. “Imagine que uma loja vai poder, por intermédio do shopping, impactar dezenas de milhares de clientes, automaticamente, por meio do CRM da Spot. Isso muda o mercado e o shopping volta às suas origens, atuando como gerador de vendas para as lojas!”, afirma Carvalho.
Carvalho destaca que nos últimos anos, a startup propôs mudanças significativas para o mercado e pode contar com clientes que abraçaram suas propostas. “Em 2020, no auge da pandemia do varejo e dos shoppings fechados, demos suporte para a Aliansce Sonae fazer a maior promoção digital do varejo na história do Brasil. Nunca 30 shoppings, que representaram dezenas de milhares de lojistas e bilhões de reais, tiveram esse volume digital sendo administrado de maneira coordenada”.
Friedheim diz que a SPOT Metrics aposta no crescimento sustentável, indo na contramão do mercado, que apresenta uma onda de demissões em massa. Segundo ele, a empresa, desde sua criação, contrata constantemente novos talentos, desafiando a tendência do mercado de redução de pessoal. Para comportar seu crescimento, a SPOT Metrics também se mudou para um prédio de seis andares, em Copacabana. “Enquanto a maior parte das empresas diminui de tamanho, a SPOT se mantém em constante crescimento, sem solavancos”, diz o COO.
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