* Por Daniella Doyle
Hoje, os infoprodutores, profissionais por trás do desenvolvimento de produtos digitais, podem encontrar uma série de ferramentas no mundo virtual que auxiliam o processo de venda de seus produtos. Os marketplaces, por exemplo, se popularizaram e tornaram-se grandes aliados dos vendedores, permitindo mais facilidade e praticidade aos consumidores.
No entanto, frente a este cenário de inovação, é essencial que os infoprodutores conheçam os processos por trás das compras on-line, principalmente no que se refere às formas de pagamento. Quando o vendedor realiza uma venda de um produto e serviço ao mesmo tempo, como deve proceder no momento de emitir as notas fiscais? É justamente essa questão que buscarei responder neste texto.
O split de notas geralmente acontece quando um infoprodutor oferece, por exemplo, um serviço on-line juntamente com um item que se enquadra como produto, e realiza a venda conjunta. No entanto, para concluir a transação, precisará emitir notas fiscais separadas, de acordo com a categoria do item. Neste caso, vamos supor que um infoprodutor disponibilize um curso on-line sobre empreendedorismo e, junto ao curso, também venda um livro sobre marketing. Ao realizar a venda, ele vai precisar emitir duas notas fiscais: uma de serviço para o curso, e outra de produto, para o livro.
A ferramenta faz com que esse processo ocorra de forma automática, e, desta forma, o infoprodutor não precisa realizar a divisão manualmente. Com a ferramenta, é possível também definir a porcentagem do valor da venda que vai para a nota fiscal de serviços e o valor que será destinado para nota fiscal de produto.
A meu ver, os benefícios em torno dessa funcionalidade vão ainda mais além. O split de notas fiscais tem ainda outras vantagens que podem auxiliar os infoprodutores na jornada de venda de seus produtos. Entre elas, evitar a tributação duplicada ou evitada. Com a ferramenta de split de notas, o infoprodutor tem mais tranquilidade na emissão de notas e não precisa se preocupar com a incidência indevida de tributos. Inclusive, para contornar o pagamento da tributação duplicada, muitas plataformas de pagamento já aderiram à função de split de notas.
Outra grande vantagem do split de pagamentos é a possibilidade de acompanhar todo o processo de venda. Com a solução que fornece a ferramenta de split de notas, é possível fazer o acompanhamento de todas as vendas feitas nessa modalidade. Além disso, uma grande vantagem é poder configurar todas as vendas de um determinado item para fazer o split de notas automaticamente.
Ao adotar a divisão de pagamento, toda a gestão financeira pode ser beneficiada, uma vez que o controle torna-se mais fácil e confiável com o processo automatizado. O infoprodutor não precisa se preocupar com a divisão das notas, ou ter receio em oferecer produtos e serviços na mesma venda. Com a emissão automatizada de notas, é possível acompanhar os recebimentos de forma simples. Além disso, sem a bitributação, o planejamento de orçamento fica mais fácil.
Ao realizar vendas de produtos diferentes, há um grande receio por parte dos infoprodutores de acabar pagando mais impostos do que o necessário, e por esse motivo o split de notas tem um importante papel no que se refere à tributação. Ao resgatar o exemplo que usei acima, da venda do curso juntamente com o livro, utilizando o split de notas, o infoprodutor terá um grande benefício, já que, geralmente, a incisão de impostos é menor sob a nota de produto.
Mas claro, é de extrema importância consultar um contador. Este profissional é o mais indicado para orientar o produtor digital quando é possível realizar essa divisão, de forma legalizada, e como calcular a proporção de uma nota de serviços e uma nota de produto.
Com a divisão de venda automática, o infoprodutor não precisa se preocupar com a cobrança indevida de impostos, e ainda é beneficiado com a cobrança correta do valor de tributos pagos, pois o processo é feito com rapidez e de forma automatizada.
O avanço tecnológico, presente em praticamente todas as áreas que conhecemos hoje, nos permite otimizar processos nas mais variadas frentes. Cabe a nós, ou neste caso, aos infoprodutores, direcionar mais atenção às ferramentas que podem não apenas automatizar, como também alavancar seus negócios.
Graduada em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, Daniella Doyle é head de Marketing da eNotas, legaltech que oferece soluções inovadoras para automatização da emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços (NFS-e), comércio (NF-e) e varejo (NFC-e/CF-e).