A SolarZ, startup potiguar que oferece soluções de gerenciamento e monitoramento para empresas que instalam energia solar, acaba de anunciar um novo aporte de R$ 2,3 milhões, em rodada que teve Bossanova e DOMO como investidoras. A notícia foi compartilhada com exclusividade pelo cofundador e CEO da empresa, Thiago Silvano, que revelou os detalhes da trajetória da SolarZ e os planos ambiciosos que a startup tem para o futuro.
Fundada em 2020 por Samuel Melo, Thiago Silvano e Talles Silvano, a SolarZ iniciou suas operações com uma ferramenta de monitoramento que atendia a demanda de uma crescente indústria nacional de energia solar. Hoje, o Brasil é um dos países que mais produz energia solar no mundo, e quase 15% de toda a energia consumida no país já vem dessa fonte.
Esse mercado crescente movimenta dezenas de bilhões de reais, e a SolarZ encontrou seu nicho ao solucionar a complexidade da gestão de sistemas de energia solar, dada a diversidade de fabricantes e a necessidade de integrar informações de uma variedade de fontes.
Em um curto período de tempo, a SolarZ conquistou um impressionante marco, capturando cerca de 30% do market share e garantindo aproximadamente 4 mil clientes até o ano de 2022. Nesse ponto, a empresa decidiu ampliar suas ofertas e criar um ecossistema completo para os instaladores de energia solar. “Nosso objetivo é entregar uma espécie de kit de gestão para nossos clientes, que são empresas que instalam os sistemas de energia, para que eles tenham total controle dos processos e consigam otimizar recursos”, diz Thiago.
Soluções da SolarZ para o ecossistema de energia
Hoje, além da ferramenta de monitoramento, a SolarZ introduziu mais ferramentas para os clientes, como CRM, plataforma de propostas e sistemas de pagamento, proporcionando uma solução abrangente para os integradores de energia solar no país. Hoje já são cerca de 4.700 integradoras usando suas soluções e seguindo os processos padronizados pela startup, transformando a SolarZ em um pilar essencial na cadeia de valor da indústria.
Há dois meses, a SolarZ lançou uma inteligência artificial para levar aos integradores oportunidades de negócios baseadas em dados. “A tendência de quem instala um sistema de energia solar é aumentar o consumo. Assim, nossa tecnologia identifica quem são as casas ou empresas que estão utilizando mais energia para que os integradores possam oferecer a esses clientes finais um redimensionamento do sistema que eles usam”, conta. Em 60 dias, a IA já identificou mais de R$ 1 bilhão em oportunidades.
Agora, consolidada como uma das líderes do mercado no Brasil, a SolarZ anuncia um aporte. O novo influxo de capital permitirá que a startup invista na contratação de times para fortalecer as áreas de marketing, vendas e tecnologia, além de mudar a sede da empresa de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para a capital paulista.
Além das conquistas até o momento, a SolarZ tem ambições grandiosas para o futuro. A SolarZ atende empresas em 5 mil municípios brasileiros, em todos os estados, e espera fechar o ano de 2023 com 6 mil empresas clientes, seguindo seu objetivo de consolidar sua posição como líder no mercado de energia solar e a continuar oferecendo soluções inovadoras para impulsionar a indústria rumo a um futuro mais sustentável.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.