O SoftBank anunciou que está em busca de negócios ligados à inteligência artificial para realizar investimentos, incluindo um potencial investimento na OpenAI. O movimento foi iniciado após a abertura de capital da ARM, empresa pertencente ao grupo SoftBank, que rendeu a fortuna bilionária de Masayoshi Son, presidente do conglomerado japonês.
Pessoas ligadas à Son, e conhecedoras de suas intenções, afirmaram que o fundador e presidente executivo do SoftBank pretende investir bilhões de dólares em inteligência artificial, após a conclusão da oferta pública inicial da Arm. A OpenAI, apoiada pela Microsoft, é uma das várias opções que a SoftBank está a considerar para um punhado desses negócios.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Além do retorno financeiro, o movimento do SoftBank busca incluir o ChatGPT as suas ferramentas, segundo pessoas ligadas ao presidente executivo do grupo. Em comunicado oficial, o SoftBank e a OpenAI disseram não comentar rumores. A Graphcore negou que tenha recebido uma oferta da multinacional.
Os analistas dizem que a IPO da Arm resultou em quase US$ 5 bilhões em receitas, e será responsável por expandir o cofre de investimentos do SoftBank para até 65 bilhões de dólares, incluindo seu próprio dinheiro e sua participação restante de 90 por cento na Arm como garantia para empréstimos.
SoftBank já demonstrava interesse no ChatGPT antes mesmo do IPO da ARM
Em junho, Som disse ser um “grande utilizador” do ChatGPT, além de ter desenvolvido uma relação próxima com o diretor executivo da OpenAI, Sam Altman. Son descreveu Altman como “uma das pessoas mais importantes do mundo” e disse que fala com ele quase todos os dias.
A unidade móvel da companha já tem uma parceria comercial com a OpenAI para servir empresas no Japão que pretendem implementar tecnologia de IA generativa, como chatbots. O serviço baseia-se na plataforma de computação Azure desenvolvida pela Microsoft, que é o fornecedor exclusivo de nuvem da OpenAI.
A filial móvel da multinacional também afirmou que pretende desenvolver o seu próprio equivalente japonês do ChatGPT.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.