Pouca atenção se da a esse mercado, mas a Economia Prateada (soma das atividades voltadas exclusivamente para as necessidades da população sênior) movimentou US$ 15 trilhões no mundo em 2020. Na América Latina, o valor chega a US$ 3 trilhões durante o mesmo ano, segundo estimativas da Data8, laboratório de dados de longevidade.
Dentro deste cenário, surge a Silver Hub, aceleradora pioneira e especializada no mercado de longevidade, que participa diretamente do desenvolvimento de startups, auxiliando-as a passar por esse momento de incertezas, conhecido como ‘o vale da morte’ por alguns empreendedores.
“Nosso trabalho é mão na massa. Queremos ser um trampolim de apoio em diversas frentes para fazer crescer o negócio, inclusive, no suporte emocional aos founders, que enfrentam a solidão e outras dificuldades na difícil jornada de empreender”, afirma Cristián Sepúlveda Lazzaro, CEO e cofundador da Silver Hub.
Para as startups procuradas, o Silver Hub tem como foco a qualidade no bem-estar da população sênior, por isso, buscam projetos que podem ajudar qualquer posição na vida do seu cliente. Além disso, serão buscados para investir entre 15 e 20 negócios, com aportes que serão aplicados dependendo do estágio da empresa, variando entre R$ 250 e R$ 300 mil por startup.
“No âmbito de saúde/cuidado podem ser startups que trabalhem tanto a parte física como a mental e emocional. As startups que a Silver Hub procura não só estão restringidas a temas de saúde, como existem diversas oportunidades na área entretenimento, mobilidade, finanças, securitário, estilo de vida, entre outras. Esses serviços e produtos são entregues tanto para mulheres como para homens”, completa Cristián.
Um a cada três brasileiros será sênior nas próximas décadas, como estima o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Esse grupo já soma mais de 37 milhões de pessoas. Como os negócios nesse segmento ainda são incipientes, no Brasil, o propósito da aceleradora Silver Hub é investir em startups que produzam inovação em produtos e serviços para a população sênior (50+), iniciativa que vem ao encontro da mudança radical do mercado, associada ao envelhecimento da população.