A Tracksale é a mais nova filha do San Pedro Valley, centro de inovação de Belo Horizonte, a se lançar no mercado após um período de testes. A ferramenta de pós-vendas tem a intenção de medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes por meio da coleta de feedbacks em troca de bônus em uma próxima compra. O produto foi criado pelos empreendedores Tomás Duarte e Luiz Fernando Carvalho.
“A startup permite que qualquer empresa se cadastre e comece já a disparar emails para clientes visando obter estes feedbacks de forma gratuita”, diz comunicado divulgado pelo Tomás. Segundo ele, o serviço usa o índice Net Promoter Score, criado por Fred Reichheld através de uma publicação da revista Harvard Business Review, para obter o grau de felicidade dos clientes.
“O NPS é sem dúvida uma forma extremamente simplificada de obter opiniões de clientes, ele avalia toda as etapas de compra, desde o estímulo inicial da compra, passando pela experiência da compra até o momento em que o cliente define se ele indica ou não a empresa a um amigo ou familiar”, diz Tomás. O sócio completa seu argumento dizendo que o índice já é usado por várias empresas, incluindo as gigantes Apple e Amazon. Além dos e-mails, o produto mineiro usa redes sociais e tablets em estabelecimentos físicos para ajudar nessa obtenção de feedback.
Tomás conta que a ferramenta já passou por um período de testes e ajudou a reduzir as reclamações públicas contra empresas –a expectativa da Tracksale é fechar 2013 com 1 milhão de feedbacks coletados. “Uma vez a empresa sendo pró-ativa e ouvindo seu cliente via Tracksale logo após a entrega do produto ou serviço, qualquer problema pode ser resolvido de forma reservada.”
Foto: Ludovic Bertron