As indefinições que ainda pairam sobre a PEC das Domésticas podem tirar o sono de quem administra uma casa, já que a regulamentação do projeto ainda está em debate no Congresso Nacional. Além disso, é preciso trazer para os lares brasileiros uma série de práticas burocráticas que não existiam antes. A ideia do Patroa Tranquila é tirar esse estresse da vida das “patroas”.
O serviço é gratuito e foi criado pelo investidor mineiro José Jacinto*. “A patroa pode se cadastrar no site e imprimir os contratos, a folha de pagamento e os recibos. E esses dados ficam guardados, para que ela tenha acesso a um histórico das transações feitas”, explica o investidor, que é fundador e CEO na startup.
A ideia do projeto também é permitir que as patroas anunciem vagas em suas regiões e que as empregadas disponibilizem seus currículos online. “Também criamos um cadastro de fornecedores de serviços do lar, para que qualquer profissional que tem essa proposta possa se cadastrar”, conta Jacinto. Segundo ele, o software será incrementado com um sistema de avaliação dos serviços prestados.
O CEO conta que a ideia é que o site seja sempre gratuito e que a preocupação atual não é monetizar a plataforma, que está no ar há pouco mais de dois meses. “Não queremos onerar ainda mais quem está contratando as empregadas, já que essa pessoa já está gastando mais do que gastava”, conta.
Sem planos imediatos de monetização, a intenção agora é melhorar as funcionalidades que já estão no ar e divulgar o produto. “O trabalho será feito em todo o Brasil, mas inicialmente o foco maior está no sudeste, onde está o maior número de empregadas formalizadas”, explica.
Ele também afirma que a startup está de olho na regulamentação da PEC, que transita pelo Congresso, para manter o site sempre atualizado e adaptado às regras que estão sendo criadas. “Estamos esperando sair essa regulamentação, já que uma série de direitos ainda não foram especificados pela lei”, diz.
*O José Jacinto é um dos investidores-anjo do Startupi; leia mais aqui
Mais PEC das Domésticas no Startupi: