Pesquisadores das universidades Beihang e da Cidade de Hong Kong, na China, divulgaram dois geradores de odor (OG) flexíveis e em escala pequena que permite usuários sentirem cheiros e aromas ao mesmo tempo que usufruem da tecnologia VR.
Permitindo a experiência, o aparelho utiliza OGs feitos de cera odorífera de parafina (mesma utilizada em velas aromáticas) conectados a uma fonte que aquece e libera os aromas. Segundo o estudo, a hidrocarboneto sólido pode ser aquecido em cerca de 1,44 segundos e liberar o perfume desejado.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Nos testes dos dispositivos, a equipe realizou simulações de realidade virtual com pessoas caminhando e colhendo uma rosa em um jardim. Usando o aparelho, as pessoas começaram a interagir com uma fonte virtual de cheiro, levando a flor ao nariz por exemplo.
Nesse momento, o dispositivo passava a esquentar mais e produzir um cheiro mais forte. Quando o estímulo virtual está fora do alcance do usuário, uma bobina de indução magnética desliga rapidamente o aquecimento e o odor.
Como funciona o equipamento de aromas no VR
Na difícil tarefa de simular aromas na realidade virtual, os pesquisadores desenvolveram dois formatos de dispositivos, demonstrados nos vídeos. O primeiro deles é um adesivo que se prende diretamente à pele humana na área superior do lábio do usuário e é capaz de criar dois aromas. Já o segundo, uma máscara macia, gera até nove aromas.
O estudo já desenvolveu uma base com 30 odores, incluindo um improvável cheiro de durian, uma fruta asiática conhecida pelo cheiro forte e desagradável.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.