A Senior, empresa referência no desenvolvimento de softwares para gestão empresarial no Brasil, anunciou as startups finalistas do programa de aceleração corporativa Inove Senior, que receberão investimento. A seleção identificou nas startups alto potencial de crescimento. São elas: Citrum, Conta Mínima e M2Agro.
Agora cada uma tem seus produtos desenvolvidos e aprimorados durante o programa inseridos no portfólio de ofertas da Senior, conta com a companhia como sócia e se torna uma Unidade de Negócio. “Também trabalharemos em um plano de negócios reformulado para as novas empresas continuarem sua escalada de crescimento”, detalha Alencar Berwanger, Diretor de Marketing e Produto da Senior.
As demais finalistas Appromo e License Solutions, encerram sua participação no programa e as startups Dunning, JettaSoft e UPsim entram em uma nova rodada de aceleração ao longo de 2016. “Como algumas ideias apresentam diferentes graus de amadurecimento, precisam de mais tempo para se tornarem rentáveis”, detalha o coordenador do Núcleo de Inovação da Senior, Anderson Torres. “Mesmo as empresas que encerram sua participação no processo de aceleração da Senior já evoluíram muito seus negócios”, completa Anderson.
“Além contribuir com um ambiente de empreendedorismo e inovação no Brasil, estamos incentivando novos empreendedores a apostarem em suas ideias e, ainda, impulsionando a cultura de investimento em startups – uma receita efetiva no que se refere à evolução das empresas”, afirma Berwanger. “Também estamos aprendendo muito. Criamos uma nova etapa de aceleração por acreditarmos no potencial de evolução dessas startups”, completa o Diretor.
Orientação para evolução
Criado para dar aporte e know-how para iniciativas inovadoras, o Inove Senior contou com mais de 250 projetos inscritos e dez selecionados entraram na fase de aceleração, que contou com mais de 1.000 horas de mentoria, capacitação, consultoria, palestras, estudos de mercado, desenvolvimento de sistemas de informação, prototipação, aplicação de projetos-piloto, participação em eventos, brainstormings e muito aprendizado ao longo de nove meses.
“Inovamos ao oferecer um prazo estendido para o desenvolvimento do projeto de cada startup ao irmos além dos três a seis meses praticados em outros programas”, comenta Carlênio Castelo Branco, CEO da companhia. “Queremos boas ideias com potencial de mercado e que possam contribuir globalmente com o progresso e com a produtividade das empresas e pessoas; ideias que, viabilizadas através de softwares e aplicativos, possam transformar a maneira de gerir os negócios. Além disso, seremos sócios de jovens empreendedores com grande potencial de inovação”, conclui.
Nova edição
O Inove Senior deve abrir inscrições para a segunda turma de aceleração de startups em junho deste ano. Todas as informações serão divulgadas no site da Senior e no inovesenior.com.br. “Um dos desafios da nova edição é inserir dentro do processo de aceleração a participação de investidores-anjo atuantes no ecossistema do empreendedorismo”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação da Senior, Anderson Torres. “Dessa forma, cada ideia poderá ser validada por experts do mercado, que ainda têm condições de contribuir com seu conhecimento no apoio ao crescimento de cada startup”, finaliza o coordenador.