As escolas são o principal ponto de interação e de aprendizagem das crianças, e muitas vezes esses ensinamentos são levados para toda a vida. Foi com essa ideia que surgiu a Sênior Editora, uma produtora de quadrinhos infantis que aborda temas complexos, mas de formas intuitivas para os jovens. A editora surgiu em 2020 e desde então já fechou parcerias com escolas públicas do estado de São Paulo, que disponibiliza para seus alunos os materiais de forma gratuita.
Não só com materiais físicos, a editora criou também uma plataforma digital que oferece seus produtos de forma interativa para todo o Brasil. Com a ferramenta, pais podem passar ensinamentos sobre questões como saúde, inclusão e cuidados com o meio ambiente com atividades lúdicas e interativas para os mais jovens.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“Sempre fui um apaixonado por gibis quando criança, desde Marvel até a Turma da Mônica, e foram essas leituras que me ajudaram a moldar meu caráter e a forma que eu observava o mundo, e esses ensinamentos eram passados da forma mais natural possível, brincando!”, comenta Samuel Vieira, fundador e CEO da Sênior Editora.
Sênior Editora transforma complexidade em aprendizagem
O fundador da Sênior Editora explicou que a ideia de abordar os assuntos surgiu quando ele conheceu o criador de um dos atuais personagens disponíveis pela Sênior, a ‘Turminha dos heróis da natureza’, ele comenta que se apaixonou pela iniciativa e a forma com que os desenhos eram criado e principalmente pela leveza em que as histórias eram criada. Para espalhar ainda mais os ensinamentos, a editoria incluiu uma parceria com o biólogo Richard Rasmussen, que fez parte da turminha em algumas edições.
“A turminha aborda temas simples ligados ao meio-ambiente mas que nem sempre chegam às crianças, questões como reciclagem cuidados com os animais e o mais importante de todos, saber reconhecer o que é certo ou errado nos cuidados com nossa fauna e flora”, completa o CEO.
Outra questão complexa criada pela editoria foi a criação de uma linha focada no coronavírus, que abordava temas que passavam conhecimento maior sobre a pandemia e doença, que respondia dúvidas geradas pelas crianças.
A editora ainda lançou produtos voltados aos cuidados com a dengue, Samuel brinca que os alunos serviam como um mini agente ambiental. “Quando uma criança aprende na escola as formas de se evitar a proliferação da dengue, ela chega em casa e vai procurar se tem pontos de água parada, por exemplo, e muitas vezes avisam aos familiares que isso é errado.”
Projeto oferece conhecimento nas questões escolares
Samuel explica que o projeto escolhido para dar o início na parceria com as escolas foi a segurança. A ideia surgiu pouco depois das tragédias acontecidas em Suzano que abalou não só os jovens mas também seus país, que não se sentiam seguros de mandar seus filhos para os ambientes. O executivo explica que o foco da Sênior sempre é levar para os alunos conhecimentos para tornar os leitores muito mais do que bons alunos, mas sim boas pessoas.
Nessa ideia, surgiram outros produtos da marca mais ligados à inclusão social, e para evitar o bullying, livros focados em Síndrome de Down e Autismo passaram a ser distribuídos para aumentar o conhecimento entre os alunos. “Durante nossas pesquisas de projeto, percebemos que existe uma diferença entre entender e aprender, mas muitas vezes essas duas coisas não andavam em conjunto, víamos que as crianças tinham conhecimento sobre a síndrome, mas não sabiam como abordar ou ajudar essas pessoas”, completa Samuel Vieira.
Por maior integração Sênior lança plataforma digital
Com a missão de passar cada vez mais ensinamentos para alunos e jovens, a produtora criou uma plataforma digital que possui os quadrinhos oferecidos pela editora de forma digital e interativa. Na ferramenta, as crianças podem além de ler os quadrinhos, ver vídeos que demonstram os ensinamentos passados e ainda aposta na gamificação, oferecendo atividades que comprovam os reais ensinamentos para os leitores.
Como forma de beneficio, os alunos vão liberando novas histórias, vídeos interativos e jogos dentro da ferramenta para avançar nos ensinamentos receberem cada vez mais informações. A plataforma foi disponibilizada gratuitamente para alunos da rede pública de São Paulo e está disponível para todo o Brasil de forma digital, os gibis da editora podem ser encomendados pelo e-commerce oficial.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.