A Semantix, empresa brasileira desenvolvedora e fornecedora de plataforma de dados com foco em big data, analytics e inteligência artificial, anunciou a aquisição da LinkAPI, plataforma de integração e gestão de APIs da América Latina.
Com o valr de investimento superior a R$100 milhões, essa é a maior aquisição da história da Semantix que possui uma estratégia dinâmica de M&A (Merger e Acquisions, em português, Fusões e Aquisições), demonstrando o interesse em novas aquisições ainda em 2021.
“Estamos de olho em empresas de tecnologias SaaS – Software as a Service – que poderão acoplar soluções à nossa plataforma de dados e acelerar as camadas de Business Performance nas nossas cinco verticais foco: Telecom, Saúde, Varejo, Industria 4.0 e Financial”, aponta Leonardo Santos, CEO e cofundador da Semantix.
Para Thiago Lima, fundador da LinkAPI e novo CTO da Semantix, essa aquisição vai impulsionar a expansão da Semantix no cenário internacional. “Vou continuar à frente da LinkAPI e meu time será todo mantido. Juntos vamos entregar uma solução única que vai revolucionar o mercado de dados. Será possível criar uma infraestrutura de Big Data, coletar dados de qualquer fonte e criar algoritmos de inteligência artificial, tudo isso em uma jornada única e integrada. Com isso, qualquer empresa terá a possibilidade de transformar dados em inteligência de negócio. Vamos somar tecnologias, parcerias, clientes e cultura rumo a um propósito único de marcar a história da tecnologia no Brasil e no mundo”, comemora Lima.
Desde 2017 no mercado, a LinkAPI por meio da sua plataforma, faz integração e gestão de APIs, e sua atuação já internacional, atende atualmente clientes em 15 países. Ela conta com uma carteira de cerca de 150 clientes, sendo responsável por 5 bilhões de integrações por mês. Desde 2019, a empresa fazia parte do portfólio de startups investidas pela Wayra Brasil.
“A solução da LinkAPI vem apoiando inúmeras empresas a realizar a transformação digital orientada aos dados. Seu sucesso comprova a qualidade das startups de base tecnológica que temos no Brasil. Estamos felizes que esse ciclo tenha sido concluído com sua aquisição pela Semantix devido à sinergia entre os negócios”, celebra Livia Brando, country manager da Wayra Brasil, hub de inovação aberta da Vivo.
De acordo com o CEO da Semantix, os motivos principais para essa aquisição são três: complementar o portfólio e prover ofertas de dados fim a fim; internacionalizar a companhia para atuação mais intensa na Europa e Américas e acelerar a penetração da companhia com soluções de Business Performance.
Outra estratégia de crescimento é apostar em novas verticais como, por exemplo, de agronegócios, mercado que representa cerca de 60% do PIB nacional. Com as plataformas de conexão de dados e a chegada da tecnologia 5G, esse setor deve passar por um processo de transformação digital, pois tem uma necessidade crescente de conectividade, acessibilidade, IoT e IA.
“A aquisição acelera nosso objetivo de levar essa oferta ao mercado internacional, pois as duas companhias, de forma conjunta, já vão iniciar a atuação em mais de 20 países. Não existe hoje no Brasil uma empresa que ofereça plataforma de dados tão ampla e com a integração completa de APIs”, afirma o CEO. Ele acrescenta que o mercado deve se beneficiar do conceito de one-stop-shop para as crescentes demandas por soluções de dados (Big Data, IA e Analytics) e esse movimento contribui também para acelerar a transformação digital por meio da maior automatização de processos e das soluções de dados de forma geral.
Além de complementar o portfólio de soluções da Semantix, a LinkAPI foi escolhida por ser uma companhia com grande alinhamento em vários quesitos, como o propósito semelhante, a sinergia tecnológica e a saúde financeira, processo que levou seis meses para ser concluído.
Em 2020, a Semantix registrou crescimento de 80% nas vendas, atingindo a marca em vendas realizadas num valor superior a R$ 200 milhões. Neste ano, a empresa planeja crescer organicamente, acima de 50%. Com a aquisição, a companhia possui hoje 450 profissionais com previsão de superar 500 pessoas até o final deste ano, uma vez que existem 70 vagas em aberto atualmente. Dentre as centenas de clientes, destacam-se nomes como: Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.
Até o momento, os investimentos na aquisição de outras empresas foram feitos com recursos financeiros da própria Semantix. O crescimento consistente e expressivo continua a motivar as possibilidades de novas aquisições e a captação de recursos externos e a possível abertura de capital fazem parte dos planos da companhia. “Queremos abrir nosso capital no futuro, pois acreditamos que isso é uma forma de perpetuar uma empresa. Também gostaríamos de unir forças com empresas que estejam alinhadas ao nosso propósito. Em todas as aquisições que fizemos, buscamos empreendedores com o sonho de ser uma empresa multinacional de alta tecnologia”, finaliza Santos.