Semanalmente, o Startupi divulga no Instagram dicas de livros sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação. Hoje, no Dia Nacional do Livro, a redação criou uma seleção com as melhores sugestões já publicadas na #DicaStartupi, além de um bônus com mais 2 títulos.
De dicas e técnicas para aumentar sua performance a empreendedorismo de impacto social, confira abaixo 10 obras que oferecem ensinamentos valiosos para uma jornada empreendedora:
O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
O livro escrito Charles Duhigg, que é popular em todo mundo, mostra como os hábitos influenciam em nossas vidas, como eles são formados e como podemos modificá-los.
Ou seja, sabe aquele hábito ruim que está sempre te impedindo de ser uma pessoa melhor? Você pode mudar e começar a ter resultados positivos na sua vida, seja na sua vida pessoal ou profissional.
Indistraível
Quantas vezes você começou a escrever um e-mail no trabalho e se distraiu com uma notificação no celular, pelas conversas ao seu lado ou por umas simples caneta que caiu no chão? Isso é quase inevitável nos dias atuais.
O livro ‘Indistraível’, escrito por Nir Eyal, trata exatamente disso. Na obra, o autor mostra como melhorar a sua produtividade e, ainda por cima, tornar a tecnologia, que tanto nos distrai, uma aliada.
Não negocie com a preguiça
Ela sempre vence. Já percebeu? Alê Prates fala sobre isso no livro ‘Não negocie com a preguiça’, onde explica e faz com que os leitores troquem a inércia pelo engajamento.
Mais do que comprometido com algo, quando você está engajado, existe um sentido maior para dar os rumos necessários aos seus objetivos.
De Zero a Um
‘De Zero a Um’ foi escrito por Peter Thiel, fundador do PayPal e investidor de diversas startups.
Nele, o autor aborda maneiras de construir algo diferente e fugir do convencional, ou seja, se você é daquelas pessoas que quer saber tudo sobre inovação, precisa adicioná-lo na sua lista de próximas leituras.
⠀
Comece pelo porquê
Você já se perguntou o porquê de algumas empresas ou pessoas parecerem mais admiradas, inovadoras e com força para engajar seus colaboradores e pessoas ao redor?
O livro escrito por Simon Sinek, ‘Comece pelo porquê’, aborda justamente isso.
Durante a obra, e citando casos como Martin Luther King e Steve Jobs, Sinek mostra que todas as ideias devem começar a partir de um porquê. É isso que fará com que clientes e funcionários abracem a causa e torne ela em algo poderoso e com potência para expandir sempre mais.
Ou seja, você precisa saber porquê faz algo: por que sua organização existe? Qual a causa dela? As pessoas irão te perguntar isso, porque é nisso que elas acreditam!
O fenômeno fintech
As fintechs estão transformando o mercado financeiro no Brasil e no mundo.
Observando este cenário, Bruno Diniz escreveu ‘O fenômeno fintech’. O livro contextualiza o leitor desde a origem desse movimento no mercado financeiro, passando pelo surgimento de associações e comitês brasileiros especializados em crédito digital, fintechs e startups, até um possível cenário sobre inclusão financeira, desbancarização, crowdfunding, bancos digitais, open banking, criptoativos, blockchain e corporate venture no futuro.
Nada vem fácil
Escrito por Igor Morais, ‘Nada vem fácil’ conta a história do empreendedor que montou a Loja Kings, grande rede de vestuário, com um empréstimo de apenas R$ 300. Claro que durante a trajetória foi preciso muita persistência e foco, mas isso Igor soube tirar de letra e ele mostra isso na obra. Hoje, a marca criada pelo autor possui mais de 50 lojas e um e-commerce.
Oportunidades invisíveis
Lady Driver, Laboratório Fantasma e EmpregueAfro são exemplos de empresas que criaram novos mercados, desconstruindo estereótipos e desafiando o senso comum.
Oportunidades invisíveis é um livro escrito por Paulo Rogério Nunes e traz cases de empresas que aliaram inovação e diversidade para criar negócios com impacto social em áreas como mídia, beleza, turismo, moda e tecnologia.
Bônus
Como fazer amigos e influenciar pessoas
Escrito pela primeira vez em 1936, o livro ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ de Dale Carnegie continua sendo um clássico.
Um excelente empreendedor precisa ser muito bom tecnicamente nas coisas que faz, porém só isso não é suficiente. Soft skills como uma boa comunicação, empatia, resiliência, inteligência emocional e capacidade de ouvir o outro são essenciais na construção de um bom líder.
É exatamente disso que Carnegie fala. Com o objetivo de mostrar ao leitor que para se relacionar bem com os outros é preciso ver o mundo através dos olhos de quem se fala, o autor apresenta diversas técnicas para alcançar um bom relacionamento e entrar em rapport com seu interlocutor.
Mude ou Morra
O livro ‘Mude ou Morra: Tudo o que você precisa saber para fazer crescer o seu negócio e sua carreira na nova economia’ foi escrito por Roni Cunha Bueno e CEO e fundador da Organica e Renato Mendes, cofundador da Organica.
Focada em falar sobre a Nova Economia, a obra mostra como transformação digital está impactando o mercado e como negócios reconhecidos, que não estão acompanhando esse movimento, estão “morrendo”.
Quer mais dicas de livros? Você pode visualizar todas as indicações anteriores pela #DicaStartupi e para novas sugestões, acompanhe a página do Startupi no Instagram.