O Sebrae-SP e a Abstartups divulgaram em 2022 seus estudos sobre o ecossistema empreendedor do estado de São Paulo. No documento, é possível encontrar informações sobre dez comunidades e startups em 23 cidades. O Startupi separou os destaques do material. Confira:
De acordo com o último mapeamento de startups coletado por eles, o estado de São Paulo é o principal polo de startups do Brasil, com uma amostra de 924 startups. No interior, as cidades de Campinas (57), Ribeirão Preto (59) e São José dos Campos (59) são destaques, somando juntas 19% das startups do estado e São Paulo tem 523 empresas.
Conheça um pouco sobre cada cidade e seu ecossistema empreendedor:
Bauru
Bauru tem espaços múltiplos, diversificados e que atraem estudantes e empresários que queiram investir em inovação e tecnologia, a cidade já é referência nacional na área, e é a 74ª melhor cidade do país. Ações de articulação entre indústrias, instituições de ensino, pesquisa e sociedade, vem se destacando como um pilar importante para o desenvolvimento de todo o ecossistema de Bauru, com 25 startups mapeadas.
As principais áreas de atuação são tech, com 4 startups, healtech com 3, fintech com 2 e edtech com 2. Na comunidade também há 1 hub de inovação, 1 escritório de contabilidade que se relacionam com startups, 2 aceleradoras, 2 escritórios de advocacia que se envolvem com startups, 3 incubadoras, 4 coworkings e 6 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo.
Ribeirão Preto
Anteriormente a cidade era conhecida como “Ribeirão Preto, terra do café” devido ao seu potencial produtivo e grande referência que se tornou para o mercado, foi até apelidada como “Califórnia Brasileira”por toda a prosperidade que a produção agrícola local representava.
Hoje, a cidade se destaca também pelo seu território de inovação. É sede do parque tecnológico Supera Parque, eleito um dos mais promissores do país, uma incubadora (Supera Incubadora) reconhecida mundialmente como uma das melhores e uma universidade (USP) também referência mundial.
Atualmente Ribeirão conta com 43 startups. As principais áreas de atuação são healtech com 7 startups, edtech com 5, e-commerce com 4, agtech com 4 e retails com 3. Na comunidade também há 4 hubs de inovação, 5 aceleradoras, 5 escritórios de contabilidade que se relacionam com startups, 8 escritórios de advocacia que se envolvem com startups, 17 coworkings e 8 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo.
Taubaté
A cidade é nomeada como a capital universitária do Vale do Paraíba, com um dos melhores sistemas de educação e economia da região, além de ser a 8ª melhor cidade para se viver no Brasil. No mapa, Taubaté já possui 21 startups.
Taubaté conta com o HITT, que com apoio da prefeitura e da universidade de Taubaté, é um hub de inovação com os principais eixos no ambiente de promoção e geração de inovação, negócios, oportunidades de trabalho e desenvolvimento. Sendo um espaço para investir e desenvolver tecnologia e conhecimento, o HITT é um agente promissor para a ascensão da comunidade e traz aceleração das empresas.
As principais áreas de atuação são agtech com 4 startups, edtech com 2, foodtech com 2, tech com 2 e autotech com 2. A comunidade conta com 1 hub de inovação, 1 escritório de advocacia que se relaciona com startups, 1 aceleradora, 2 escritórios de contabilidade que se envolvem com startups, 2 incubadoras, 5 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo e 7 coworkings.
Sorocaba
É o berço da industrialização brasileira e conta com a mão de obra qualificada, universidades e centros de pesquisa renomados, sendo alguns dos responsáveis por esse eixo industrial ser referência nacional. É considerada a 4ª melhor cidade das Américas para investimentos.
Hoje conta com 26 startups, sendo elas 4 edtechs, 3 fintechs, 3 proptechs e 2 techs, principais áreas de atuação. Sorocaba conta com 1 parques tecnológico, 2 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo, 2 incubadoras, 3 aceleradoras e 11 coworkings.
O setor público também é um destaque importante nesse ecossistema, como investidores do PTS, há apoio direto às startups, oferecendo condições que possibilitem um relacionamento. Cerca de 34% das startups já foram selecionadas em edital, apresentaram a solução no Pitch Gov ou até já finalizaram a venda para o governo.
Barretos
É a cidade considerada “Capital da Pecuária Nacional”, é conhecida pelo seu ecossistema de inovação e se destaca na saúde, com o Hospital do Amor gerando pesquisas para a área e sendo referência internacional em oncologia.
No momento há 6 startups, 2 no setor de healthtech, 2 sendo fintech, 1 e-commerce e 1 de games. No ecossistema há 1 hub de inovação, 1 coworking e 3 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo.
São Carlos
É a 7ª cidade mais empreendedora do Brasil, possui a mais antiga incubadora do país (Parqtec), é sede do primeiro parque tecnológico privado do Brasil (EcoTec Damha), abriga também o mais moderno Centro de Inteligência Artificial do país (C4AI) e seu setor industrial é o centro.
São Carlos tem 18 startups atualmente e as principais áreas são tech com 5 startups, agtech com 3, healtech com 2, indústria com 2 e fintech com 1. A cidade é conhecida como Capital Brasileira de Tecnologia, está em constante progresso e vem atraindo olhares de todo o Brasil como uma oportunidade de investir e fazer negócios.
Sua comunidade possui 1 escritório de contabilidade que se relaciona com startups, 2 parques tecnológicos, 2 incubadoras, 2 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo, 3 hubs de inovação e 17 coworkings.
Região do ABC
Em seu ecossistema de inovação, a Região possui o maior Hub de Inovação e Sustentabilidade do setor químico nacional, instalado no parque tecnológico de Santo André. Além de possuir vários laboratórios de inovação e pesquisa, inclusive com incubadoras de empresas.
Atualmente a Região do ABC possui 55 startups e as principais áreas de atuação são tech com 4 startups, healtech com 3, fintech com 2, edtech com 2 e gestão com 2. Al
Além disso, a comunidade tem 1 parque tecnológico, 2 hubs de inovação, 2 aceleradoras, 4 incubadoras, 5 escritórios de contabilidade que se relacionam com startups, 5 escritórios de advocacia que se envolvem com startups, 11 universidades com forte reputação e 21 coworkings.
Campinas
Na cidade tem o Sírius, maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país, também tem um nível de excelência em educação com a 3ª melhor universidade da América Latina, a Unicamp, tem o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que possui quatro laboratórios de referências mundiais e um Hub Internacional para o Desenvolvimento de Sustentabilidade.
Atualmente tem 57 startups na cidade, sendo as principais áreas de fintech com 8 empresas, edtech com 7, retailtech com 4, tech com 4 e cleantech com 3. A comunidade também tem 2 aceleradoras, 2 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo, 3 escritórios de advocacia que se relacionam com startups, 4 incubadoras, 5 parques tecnológicos e 9 coworkings.
São José dos Campos
Conhecida como a capital da aviação, São José dos Campos também se consolidou como polo de startups, sendo a 4ª do estado em números. A cidade é sede de um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil (Parque Tecnológico São José dos Campos), sede da 10ª melhor faculdade da América Latina (UNESP) e da 8ª mais conceituada do Brasil (UNIFESP). É também um dos maiores polos tecnológicos do país, com grandes centros acadêmicos como o ITA.
No momento, a cidade tem 59 startups e as principais áreas de atuação são healtech com 11, e-commerce com 4, greentech com 3 e fintech com 3. Sua comunidade possui 1 hub de inovação, 1 parque tecnológico, 1 aceleradora, 2 escritórios de contabilidade que se envolvem com startups, 3 incubadoras, 4 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo e 10 coworkings.
Piracicaba
A cidade atualmente é conhecida pelo seu polo de empresas inovadoras no agronegócio, possui um importante polo industrial e é reconhecida como cidade progressiva e inovadora. Piracicaba é a 24ª melhor em inovação no ecossistema e a 28ª cidade empreendedora do país.
Hoje possui 9 startups e as principais áreas de atuação são agtech com 3, tech com 2, foodtech com 1 e e-commerce com 1. Na sua comunidade também tem 1 parque tecnológico, 1 incubadora, 3 universidades com forte reputação e programas voltados para o empreendedorismo, 5 aceleradoras, 6 coworkings e 7 hubs de inovação.
Para saber mais detalhes sobre cada cidade e seus cases de sucesso, clique aqui!