A SAP, em parceria com o Socialab, lançou uma nova edição da Social Innomarathon, competição regional que visa promover empreendimentos de alto impacto na América Latina. As startups devem ter como foco a solução de problemas sociais ou ambientais e usar modelos de negócios B2B sustentáveis nos quais a tecnologia tenha protagonismo.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 14 de junho. Entre 15 de junho e 28 de agosto ocorre a etapa de avaliação, que selecionará 20 empreendimentos para a etapa de aprofundamento, que inclui uma análise feita por mentores sobre o potencial das startups, com ajustes das propostas. Em seguida, oito finalistas serão escolhidos para participar de um encontro de aceleração, treinamento e inspiração, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de novembro em Bogotá, Colômbia.
“Como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, a SAP tem uma série de iniciativas que visam contribuir com ações que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e acreditamos que a tecnologia é um motor para resolver problemas sociais complexos, trazendo maior visibilidade e automatização de processos ou reunindo informações em bancos de dados analíticos que facilitem a tomada de decisão. Queremos incentivar que as startups tenham um olhar para as questões sociais e contribuir para a sua aceleração e desenvolvimento”, explica Matheus Souza, líder de inovação da SAP Labs Latin America.
A startup vencedora receberá um prêmio de US$5 mil para investir no empreendimento, três meses de suporte personalizado do Socialab e um ano de suporte virtual dado por especialistas do SAP Labs Latin America. Também poderá se tornar um parceiro autorizado da SAP para fazer negócios com clientes e participar do programa Partner Edge e do marketplace SAP App Center.
A competição busca empresas com uma clara visão de crescimento e sustentabilidade dos negócios no longo prazo. Entre os requisitos que os projetos devem atender estão um mínimo de seis meses de operação local ou nacional, protótipo validado de produtos ou serviços, vendas recorrentes, pelo menos uma pessoa dedicada em período integral e experiência do líder no setor em que o empreendimento atua.
Nas edições anteriores, os projetos vencedores foram:
- 2019 – Nilus (Argentina): Plataforma que conecta cozinhas sociais e empresas alimentícias com produtos que serão desperdiçados
- 2018 – Ecolones (Costa Rica): Rede de pessoas que reciclam e trocam resíduos por criptomoedas que podem ser usadas em lojas.
- 2017 – Bikelite (Chile): Solução para ciclistas que usa GPS para criar rotas seguras que evitam o risco de acidentes e situações como roubo ou ruas danificadas.