A Salesforce anunciou esta semana a aquisição do Slack, plataforma de comunicação corporativa. Nos termos do acordo, os acionistas do Slack receberão US$ 26,79 em dinheiro e 0,0776 ações ordinárias da Salesforce para cada ação da plataforma, representando um valor empresarial de aproximadamente US$ 27,7 bilhões com base no preço de fechamento das ações ordinárias da Salesforce em 30 de novembro de 2020.
“Stewart e sua equipe construíram uma das plataformas mais queridas da história do software empresarial, com um ecossistema incrível ao seu redor”, disse Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce. “Isso é um encontro feito no céu. Juntos, a Salesforce e o Slack irão moldar o futuro do software empresarial e transformar a maneira como todos trabalham no mundo totalmente digital e de qualquer lugar. Estou muito feliz em dar as boas-vindas ao Slack no Salesforce Ohana assim que a transação for fechada.”
Após o fechamento da transação, o Slack se tornará uma unidade operacional da Salesforce e continuará a ser liderada pelo CEO Stewart Butterfield.
“A Salesforce deu início à revolução da nuvem e, duas décadas depois, ainda exploramos todas as possibilidades que ela oferece para transformar a forma como trabalhamos. A oportunidade que vemos juntos é enorme”, disse Stewart Butterfield, CEO e cofundador do Slack. “Como o software desempenha um papel cada vez mais crítico no desempenho de cada organização, compartilhamos uma visão de complexidade reduzida, maior poder e flexibilidade e, em última análise, maior grau de alinhamento e agilidade organizacional. Pessoalmente, acredito que esta é a combinação mais estratégica da história do software e mal posso esperar para começar. ”
Com a transação, o Slack se torna a nova interface para o Salesforce Customer 360. Isso deve, segundo a empresa, facilitar a maneira como as pessoas se comunicam, colaboram e agem sobre as informações do cliente no Salesforce, bem como as informações de todos os seus outros aplicativos e sistemas de negócios para serem mais produtivos, tomar decisões mais inteligentes e rápidas e criar experiências de clientes conectadas.
Atualmente, o Slack atende organizações líderes em todos os setores ao redor do mundo, desde startups até empresas como Starbucks, Target e TD Ameritrade, junto com instituições acadêmicas líderes, organizações sem fins lucrativos e governos em mais de 150 países.
Aquisição Acumen Solutions
No mesmo dia em que anunciou a aquisição do Slack, a Salesforce também assinou um acordo definitivo para adquirir a Acumen Solutions, empresa especializada em serviços profissionais com profundo conhecimento em Salesforce e ampla experiência no setor público, manufatura e serviços financeiros. O valor da transação não foi revelado.
A Acumen Solutions se tornará parte do Salesforce Professional Services que, junto com os parceiros da Salesforce, ajuda os clientes a acelerarem seu tempo de geração de valor com o Salesforce Customer 360.
“Com o profundo conhecimento e experiência da Acumen Solutions no setor, os Salesforce Professional Services serão capazes de oferecer um sucesso ainda maior para nossos clientes do setor, ajudando-os a acelerar a inovação e se aproximar de seus clientes e constituintes por meio do poder da plataforma Customer 360”, disse a empresa em comunicado.