Em coletiva realizada hoje (03/05), o Web Summit anunciou que a capital carioca foi escolhida como primeira cidade da América Latina a sediar o Web Summit, considerado o maior evento de tecnologia do mundo. A primeira edição do Web Summit Rio acontece entre os dias 1º e 4 de maio de 2023, no Riocentro, e a previsão é de que a cidade sedie o evento na América Latina pelos próximos seis anos.
O evento foi fundado por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey, e acontece desde 2009 na Europa. De acordo com o Wall Street Journal, a conferência trouxe 200 milhões de euros para a economia portuguesa durante a semana do evento no seu primeiro ano.
Para Eduardo Paes, prefeito da cidade, a escolha do Rio como cidade-sede do evento vai ao encontro do objetivo de transformar a cidade como “capital da inovação na América Latina”. “O Rio sempre esteve no palco de importantes eventos para o mundo. Agora, novamente, estamos liderando e trazendo as melhores empresas, talentos e investidores para discutir tecnologia e inovação aqui. O Rio já tem tradição em sediar grandes eventos internacionais e estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos como a primeira cidade da América Latina a realizar um evento dessa magnitude”, afirma.
Já o CEO da Invest.Rio – agência de atração de investimentos da cidade -, Rodrigo Stallone, destacou a importância da presença do Web Summit Rio para a inovação na cidade: “o evento marca o início de uma parceria entre a cidade do Rio e o grupo Web Summit para transformar o ecossistema tecnológico em toda a América Latina. Estamos confiantes de que a conferência encontrou seu novo lar para as próximas décadas e certos de que serão um importante parceiro na construção de uma cidade mais sustentável, tecnológica e inclusiva junto conosco”, diz.
Ao comentar a escolha da cidade para sediar o Web Summit na América Latina, Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit, lembrou a importância do país como a nona maior economia do mundo e o único país latino-americano entre os principais mercados globais de unicórnios. “Estamos muito satisfeitos em trazer um novo evento para uma das cidades mais emblemáticas do mundo. Espero que o Web Summit Rio se torne um dos maiores eventos de tecnologia do planeta. O Rio é visto como um dos destinos mais quentes para a indústria de tecnologia. Investidores internacionais estão de olho na América Latina, e no Brasil em particular, atraídos por algumas das startups mais badaladas da região. Só no ano passado, o Brasil viu mais de 10 empresas atingindo o status de unicórnio, enquanto as startups brasileiras arrecadaram US$ 9,4 bilhões – o triplo do que foi arrecadado em 2020. Sentimos que é o lugar para estar agora e mal podemos esperar para ter nosso primeiro Web Summit Rio em 2023”, finaliza.
Rio de Janeiro será sede do maior evento de tecnologia do mundo
Marystela Barbosa
Jornalista formada pela FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM. É especializada na cobertura dos setores de startups, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Atualmente, é Editora do Startupi.



