Em tempos de mudanças relevantes no comportamento do público em geral por conta do isolamento social, uma simples ida ao supermercado se tornou, para muitos, motivo de estresse. Pensando nisso, a Nutricar, empresa do segmento de alimentação no ambiente corporativo, decidiu antecipar o plano de expansão de negócios com ênfase no atendimento em condomínios residenciais.
Acompanhando a tendência de minimercados de autoatendimento, buscando mais conveniência 24h por dia para mais de 400 empresas como XP Investimentos, Unilever, Amazon, Quinto Andar e Itaú, a empresa registrou o faturamento de R$30 milhões em 2019. Enquanto os espaços corporativos não têm a previsão de retomada, a rede avança agora no setor imobiliário residencial.
Atuando há 6 anos em São Paulo, a Nutricar, nos últimos 3 meses, já inaugurou dezenas de minimercados ao redor de SP em que atende não só as necessidades mais emergenciais, mas também oferece produtos diferenciados, atuando como um miniempório exclusivo aos moradores dos prédios.
O Mix projetado unifica os top 10 itens mais vendidos de cada categoria de mercados, que representam 70% das vendas totais da estrutura, de forma mais otimizada, compacta e a poucos passos de distância do cliente final. Além da demanda do dia adia, inclui desde massas artesanais, vinhos, cervejas, azeites trufados, pipocas artesanais, combinados de sushi e temakis em atmosfera modificada, queijos, entre outros itens considerados “gourmet” e refeições saudáveis.
A tendência do mercado surgiu do comportamento do público que prefere um ambiente mais acolhedor e prático do que o formato de supermercado tradicional, visto que grandes redes já estão olhando para isso e lançaram suas versões “de bairro”.
“O conceito de minimercado está crescendo nas grandes metrópoles, o público busca uma compra rápida e agradável. Nosso diferencial é o modelo baseado na honestidade, isto é, o cliente que realiza todo o processo de compra, sozinho”, diz Bernardo Fernandes, diretor comercial da marca, que segue todas as normas de segurança e higiene na cadeia de fornecimento de produtos.
Além disso, outro diferencial da Nutricar é atender cada condomínio de forma personalizada, junto a uma equipe que prioriza não causar impacto na estrutura, se adaptando ao ambiente e transformando em um espaço inteligente. A empresa ainda agrega valor ao condomínio gerando uma receita de 5% do valor total da venda mensal ao empreendimento, que que não tem nenhum tipo de custo na implantação do Micro Market.
Com o start do novo modelo de negócio, a Nutricar espera até o final de 2020 estar em pelo menos 120 condomínios em SP “Essa é nossa meta e no ritmo que estamos vendo as novas implantações, será desafiadora, porém 100% alcançável”, diz Bernardo. Rapidamente, condomínios entram na fila da demanda de implantação revelando o potencial de crescimento, prevendo em 2 anos, a representação de 40% do faturamento total do grupo Nutricar.