O aplicativo recifense Colab, que tem um pezinho em São Paulo, conquistou na noite de ontem o título da “melhor aplicativo urbano do mundo” e um prêmio de US$ 5 mil. O app funciona como uma rede social que quer fomentar a cidadania nas cidades brasileiras, com projetos-piloto em execução em São Paulo e em Recife. A ideia é conectar o cidadão à sua cidade por meio de três pilares de interação: o relato das questões diárias, a elaboração de novas soluções e a avaliação de serviços públicos.
A história da chegada da Colab à final é cheia de idas e vindas. Inicialmente, não havia nenhum brasileiro entre os três finalistas, mas o aplicativo indiano Walkability foi considerado inelegível ao prêmio e a Colab entrou em cena para substituir. Na final, o app brasileiro disputou o título com o BuzzJourney, app de Israel, e o PublicStuff, app dos Estados Unidos.
O prêmio, chamado de AppMyCity!, teve seu resultado divulgado no New Cities Summit, que aconteceu nesta semana em São Paulo. Os finalistas fizeram apresentações para um júri de nove especialistas, que votaram no grande campeão.
“Essa láurea demonstra que o Colab está realmente sendo importante para a melhoria das cidades como todo. Agora esperamos contar com mais pessoas colaborando com denúncias, fiscalizando ou oferecendo propostas para a resolução de problemas encontrados na sociedade”, disse Gustavo Maia, sócio fundador do Colab, segundo um comunicado divulgado. Gustavo criou o app ao lado de Bruno Acaraty e Paulo Pandolfi. No Facebook, Bruno também comemorou a vitória e postou uma foto do cheque recebido (que ilustra o topo do post!). “Essa vitória é um marco e uma honra enorme”, contou Bruno.
Leia mais: Rede recifense quer colocar prefeituras para trabalhar para os cidadãos