A Unity, uma das principais plataformas de criação de games para iOS, anunciou hoje a abertura da versão beta de sua plataforma de desenvolvimento para o visionOS, o sistema operacional da Apple para o headset de realidade mista da gigante de tecnologia. Esse novo lançamento, chamado de PolySpatial, foi revelado junto com o headset Vision Pro na World Wide Developers Conference (WWDC) e tem como objetivo auxiliar os desenvolvedores a criarem e portarem experiências 3D para a plataforma de “computação espacial” da Apple.
A plataforma da Unity foi projetada para minimizar o atrito durante o processo de desenvolvimento, proporcionando fluxos de trabalho mais intuitivos para aqueles que já trabalharam com o Unity Engine. Isso permitirá que os criadores desenvolvam aplicativos com mais facilidade para essa nova tecnologia da Apple que promete transformar de vez o conceito de metaverso e VR.
O presidente da Unity Create, Marc Whitten, destacou que, embora tenham trabalhado arduamente para facilitar o desbloqueio de recursos para os desenvolvedores, ainda existem desafios ao criar um aplicativo para uma peça de hardware que visa oferecer uma mudança de paradigma para a computação. Um dos principais desafios foi garantir que o aplicativo Unity pudesse funcionar em um espaço compartilhado com outros aplicativos, integrando-se perfeitamente ao Reality Kit e ao visionOS. Isso vai além da simples colocação do Unity em um ambiente de realidade aumentada, permitindo que ele se funda com outras experiências, sejam elas baseadas em Unity, RealityKit ou outras oferecidas pela Apple.
Mike Rockwell, vice-presidente do Vision Products Group da Apple, demonstrou entusiasmo com a colaboração entre a Unity e a Apple. Ele afirmou que a enorme comunidade de desenvolvedores do Unity já criou experiências 3D incríveis usando suas robustas ferramentas de autoria e agora terão a oportunidade de levar essas criações para o Apple Vision Pro. Os aplicativos e jogos baseados em Unity serão executados nativamente no Vision Pro, permitindo o acesso a recursos inovadores do visionOS, como passagem de baixa latência e renderização de alta resolução.