Uma pesquisa mostrou que Fuel Capital, Cowboy Ventures, FundersClub, Collaborative Fund e CAA Ventures são os fundos de investimento mais ativos. A lista é da Mattermark, uma plataforma de dados voltada para investidores que reúne informações de startups em geral para mostrar tendências e oportunidades. A empresa automaticamente junta também dados dos investidores e por isso fez a lista. Nela foram rankeadas os investidores mais ativos baseado nos portfólios dos mesmos.
É notório que muitas vezes os investidores não revelam o quanto investiram nas empresas ou às vezes pedem até que suas identidades sejam ocultadas. Para fechar essa lista, eles só rankearam investidores que tinham mais de 15 companhias em seus portfólios e que fizeram ao menos um investimento divulgado publicamente nos últimos seis meses. A lista é dividida nas categorias geral, B2B, B2C, estágios diversos (maduras, séries A, B e C) e investimento-anjo. Segundo o site, a atualização mais recente do ranking é da última sexta (27).
A empresa no topo da lista geral (a que trataremos aqui) é a Fuel Capital. De São Francisco, o fundo é focado em empresas de estágio inicial. Algumas das empresas que já receberam aportes da Fuel são a Weave, fundada este ano, uma plataforma para ajudar dentistas a integrarem o software do consultório com o celular; e a Secret, startup americana de trocas de mensagem anônimas entre amigos muito comentada no início deste ano na mídia especializada. A Fuel também tem melhor nota na lista de fundos especializados em empresas B2C e investimentos de série A.
A segunda mais bem rankeada na lista geral é a Cowboy Ventures, de Palo Alto, também na Califórnia. Fundada por Aileen Lee, que veio do MIT, em 2012, a preferência desse fundo é em startups focadas na vida pessoal e no trabalho. Algumas startups investidas por eles são a Rise, que ajuda na nutrição pessoa; e a Aviso, que ajuda empresas a quantificarem riscos. A Cowboy também lidera a lista de fundos especializados em investimento-anjo.
O terceiro fundo da lista geral é o FundersClub da Califórnia e que já fez 56 investimentos. O fundo é formado por vários investidores (eles anunciam mais de sete mil) e não tem preferência por um tipo de empresa específico.
O fundo mais ativo no mercado B2B é a Slow Ventures, fundada em 2009, em São Francisco. O fundo já investiu em 26 startups, entre elas a Radius Inc. de recolhimento de dados para PMEs. A Project A Ventures, que tem presença no Brasil, é o segundo fundo na lista B2B.
Veja a lista completa atualizada com regularidade aqui.