Boa notícia para quem está tocando um negócio com um olho no peixe (o mercado brasileiro) e outro no gato (a expansão internacional). A agência de notícias Gestão CT&I divulgou que o governo brasileiro deve anunciar ainda neste semestre uma série de acordos bilaterais para facilitar a chegada de pequenas e médias empresas brasileiras a mercados internacionais.
A informação foi dada à agência por Shirley Coutinho, coordenadora executiva da agência de inovação da PUC-Rio, que integrou uma comitiva que participou de missões a Portugal, França e Inglaterra e teve a participação da presidente Dilma. A professora não revelou quando a notícia será oficialmente divulgada, mas afirmou que alguns acordos já foram até assinados.
“O Brasil quer internacionalizar suas empresas. Será uma espécie de intercâmbio para que possam aprender e trazer o conhecimento de volta. A gente não pode ficar só no mercado interno. Essa troca nos fortalecerá para o enfrentamento da violenta competição da China. É preciso nos armar com que a gente tem de melhor”, enfatizou a coordenadora da PUC, em entrevista à agência.
A movimentação seria financiada com recursos já existentes, como o programa Inova Empresa e o Ciência sem Fronteiras, e englobaria inicialmente os três países por onde passou a missão.
Sobre as áreas de interesse do projeto de internacionalização, Shirley disse que o governo ainda está em fase de definição, mas ela adiantou que o setor de energias renováveis estará entre os escolhidos. “Empresas que desenvolvem smart grids, tecnologia que o Brasil está muito longe de dominar, devem fazer parte do primeiro lote de instituições a se instalarem em solo nacional”, afirmou.
Leia aqui o texto original com a entrevista de Shirley
Foto: Akash k/Flickr (acesse o original)