Você já ouviu falar do poder de um pitch bem-feito? Para empreendedores, essa apresentação curta e persuasiva não é apenas uma formalidade; é a chave para atrair investidores e garantir o financiamento necessário para seus negócios decolarem. Ninguém entende melhor isso do que Alexandra Casoni, empresária e investidora que conquistou seu espaço como Shark convidada na 9ª temporada do Shark Tank Brasil, no Sony Channel.
“Um pitch bem preparado pode ser a diferença entre abrir portas para novas oportunidades ou perder a chance de uma vida”, destaca Casoni. Como sócia da Flormel, uma das gigantes do segmento saudável no Brasil, com presença em mais de 20 mil pontos de venda e nas principais redes de supermercados e farmácias do país, ela acumula uma experiência de 20 anos, incluindo 9 como CEO da empresa, fundada em Franca, São Paulo.
Um pitch desafia o empreendedor a condensar sua visão de negócio de forma clara e concisa. Esse exercício não só revela os pontos fortes e fracos do projeto, mas também assegura que a proposta seja rapidamente assimilada. Recentemente, Alexandra lançou o Club A, um movimento inovador de educação empresarial exclusivo para mulheres empreendedoras, que em apenas três meses já movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios para suas mentoradas.
Além de orientar empresárias em ascensão, Alexandra compartilha dicas valiosas para conquistar investidores e solidificar parcerias de negócios:
Demonstração de Conhecimento
Um pitch bem estruturado mostra que o empreendedor conhece profundamente o mercado, seu produto ou serviço, e possui um plano claro para alcançar o sucesso, criando confiança nos investidores.
Validação do Modelo de Negócio
Ao apresentar seu pitch, o empreendedor deve demonstrar que seu modelo de negócio é viável e tem potencial de crescimento. Dados concretos sobre o mercado-alvo, concorrência e projeções financeiras são fundamentais para validar a proposta.
Captação de Recursos
O objetivo principal de um pitch é atrair investimentos. Uma apresentação convincente pode resultar na obtenção do capital necessário para desenvolver e expandir o negócio.
Conexões e Networking
Mesmo que o pitch não resulte imediatamente em financiamento, ele pode abrir portas para valiosas conexões de networking. Investidores interessados podem oferecer conselhos, conexões ou futuras oportunidades de financiamento.
Feedback e Aprendizado
Apresentar um pitch a investidores proporciona feedback valioso que pode ajudar a refinar a ideia, ajustar a estratégia e aumentar as chances de sucesso no futuro.
“Tanto no Shark Tank quanto em minha jornada como mentora, sempre destaco a importância de um pitch eficaz. Pontos como apresentação pessoal e do negócio, a solução que seu negócio oferece, o mercado-alvo e seu tamanho, a geração de receita, a competição e o diferencial competitivo, a equipe por trás do projeto e suas qualificações, projeções de receita, lucro e necessidades de investimento, e, por fim, o montante que está buscando e como será aplicado, são cruciais”, conclui Alexandra Casoni, também sócia da Mentoring League Society (MLS), a maior liga de mentores do país, fundada por Flávio Augusto (Geração de Valor), Joel Jota e Caio Carneiro.
Empreendendo desde a Infância
A trajetória de Alexandra começou aos 11 anos, vendendo doces. Aos 15, já estava envolvida na degustação de produtos da marca da família. Ao longo dos anos, sua dedicação ao mercado de alimentos saudáveis se aprofundou. Para entender melhor as necessidades e desafios do setor, formou-se em nutrição, tornou-se técnica em engenharia de alimentos e transitou por diversos departamentos estratégicos na Flormel, incluindo Indústria, Inovação, Trade, Marketing, Comercial e Expansão de Negócios.
Em 2023, Alexandra deixou a posição de CEO na Flormel para se tornar sócia da empresa, focando em sua missão de mentorar mulheres empresárias em busca de alto desempenho.
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