* Por Renato Alves
Ainda estamos no começo do ano, mas muitos empreendedores já traçaram seus objetivos e estão agindo para realizá-los. De acordo com último levantamento do Global Entrepreneurship (2020), abrir o próprio negócio é o segundo maior desejo dos brasileiros, atrás apenas de viajar. Oportunidades não faltam, mas é preciso entender que empreender não é uma tarefa fácil e precisa de muita dedicação e preparação, já que tirar a ideia do papel é apenas o primeiro passo, para dar certo é necessário pensar em toda a gestão.
Antes disso tudo, ainda é preciso pensar em qual setor atuar. Hoje existem diversas opções e alguns setores ganharão ainda mais destaque neste ano. A criação de lojas virtuais está em ascensão. Segundo pesquisa da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro, o setor registrou faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões e crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O levantamento do Future Shopper Report 2021 conta que, mesmo com as reaberturas de lojas físicas ao redor do mundo, cerca de 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet.
Comprova-se então que as pessoas podem apostar nessa criação sem medo, porque o sucesso é praticamente garantido. Outro setor que ganhou destaque foi o de serviços, treinamentos e consultorias estão indo muito bem. Em novembro do último ano, eles tiveram um avanço de 2,4% na comparação com outubro, maior taxa de crescimento desde fevereiro de 2021 (+4,0%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A categoria alimentícia também é uma ótima opção para quem quer dar início à jornada de empreendedorismo. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) este segmento foi o que mais cresceu em compras pela internet. Entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021, 54,8% dos brasileiros pediram comida por aplicativos, sites ou WhatsApp.
Já o setor de franquias também registrou alta. Um estudo recente, feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que, mesmo com a pandemia, este mercado mantém o seu crescimento e a procura de jovens que desejam abrir o seu próprio negócio seguindo esse modelo é maior do que nos últimos anos. Acredito que os desafios para aqueles que buscam empreender são muitos. Mas com cautela e sabedoria, tenho certeza que 2022 registrará números expressivos em oportunidades!
Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.